https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10746
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
elciemariademelosouza.pdf | 370.64 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Neil Franco Pereira de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4761925222915074 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cardoso, Michelle Duarte Rios | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5567280401272335 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Núbia Aparecida Schaper | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3157421070865791 | pt_BR |
dc.creator | Souza, Elcie Maria de Melo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-11T13:21:43Z | - |
dc.date.available | 2019-09-11 | - |
dc.date.available | 2019-09-11T13:21:43Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10746 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo tem por objetivo relatar e propor Atendimento Educacional Especializado (AEE) para um aluno diagnosticado com Transtorno Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Dow (SD) a fim de amenizar as dificuldades de ensino e aprendizagem. Além disso, pretende- se expor como a progressão escolar reflete no processo de aprendizagem dos alunos, focalizando aqueles com necessidades especiais. Para isso, foi realizado um trabalho conjunto com o Atendimento Educacional Especializado com intuito de buscar alternativas, para que o aluno interagisse da melhor forma dentro da sala de aula. Para a intervenção pedagógica optou-se pela utilização do “Material Dourado”, recurso de fácil manipulação que traz inúmeros benefícios para o processo de ensino-aprendizagem, fornecendo condições para que o aluno absorvesse com mais facilidade a proposta de ensino e as atividades realizadas para melhor compreensão do conteúdo da disciplina de matemática. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Progressão escolar | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Material dourado | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O processo de escolarização sob a perspectiva inclusiva: o ensino de matemática para um aluno com deficiência | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
This item is licensed under a Creative Commons License