Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10746
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
elciemariademelosouza.pdf370.64 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Almeida, Neil Franco Pereira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4761925222915074pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Michelle Duarte Rios-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5567280401272335pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Núbia Aparecida Schaper-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3157421070865791pt_BR
dc.creatorSouza, Elcie Maria de Melo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-11T13:21:43Z-
dc.date.available2019-09-11-
dc.date.available2019-09-11T13:21:43Z-
dc.date.issued2019-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10746-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo relatar e propor Atendimento Educacional Especializado (AEE) para um aluno diagnosticado com Transtorno Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Dow (SD) a fim de amenizar as dificuldades de ensino e aprendizagem. Além disso, pretende- se expor como a progressão escolar reflete no processo de aprendizagem dos alunos, focalizando aqueles com necessidades especiais. Para isso, foi realizado um trabalho conjunto com o Atendimento Educacional Especializado com intuito de buscar alternativas, para que o aluno interagisse da melhor forma dentro da sala de aula. Para a intervenção pedagógica optou-se pela utilização do “Material Dourado”, recurso de fácil manipulação que traz inúmeros benefícios para o processo de ensino-aprendizagem, fornecendo condições para que o aluno absorvesse com mais facilidade a proposta de ensino e as atividades realizadas para melhor compreensão do conteúdo da disciplina de matemática.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProgressão escolarpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectMaterial douradopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO processo de escolarização sob a perspectiva inclusiva: o ensino de matemática para um aluno com deficiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons