https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10745
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
edilenecristinadeoliveiracampos.pdf | 8.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Professores e os olhares sobre as práticas inclusivas |
Autor(es): | Campos, Edilene Cristina de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Nobre, Luciane Aparecida |
Co-orientador: | Cardoso, Michelle Duarte Rios |
Membro da banca: | Talma, Elismara Vaz |
Resumo: | Esse trabalho de conclusão de curso tem como proposta oferecer orientação aos profissionais envolvidos com a educação inclusiva, por meio de um projeto de intervenção, usando como recursos minicursos ocorridos em uma escola pública de um município mineiro. A questão de partida desse projeto foi: Como desenvolver práticas facilitadoras que auxiliem alunos com deficiência física e intelectual solidificando sua aprendizagem? O referencial teórico utilizado para a investigação foi embasado em autores como PERRENOUD (2002) e SILVA (2008) entendendo ser imprescindível que, a formação inicial e continuada do professor que trabalhe com a educação inclusiva ensine práticas que os ajude a adquirir habilidades e competências que contemple as diferentes formas de aprender. Nessa perspectiva, esse projeto de intervenção tem como objetivo trazer uma proposta de reflexão sobre as práticas do ensinar a cada sujeito, vendo-o na sua singularidade e limitação. O minicurso foi utilizado como metodologia na pesquisa. Com a participação de professoras que atuam na escola em turmas com alunos com deficiência física e mental, estudamos variados textos que tratam de conhecimentos específicos acerca da educação inclusiva, incluindo leis e diretrizes sobre a formação de professores e ações pedagógicas no cotidiano escolar. Também foram apresentados vídeos motivadores e alguns textos despertando reflexões críticas e envolvimento dos convidados presentes. De modo geral, as principais questões que foram levantadas durante as intervenções vêm dando suporte aos profissionais da escola no sentido de buscar por metodologias mais embasadas na real necessidade dos alunos com deficiência, acolhendo-os de forma natural e visando seu sucesso escolar. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Formação de professores Deficiência Inclusão |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10745 |
Data do documento: | 25-Mai-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons