https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10743
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
celiadiasdeandradebittencourt.pdf | 604.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Alfabetização e letramento: uma proposta inclusiva |
Autor(es): | Bittencourt, Célia Dias de Andrade |
Primeiro Orientador: | Nobre, Luciane Aparecida |
Co-orientador: | Cardoso, Michelle Duarte Rios |
Membro da banca: | Talma, Elismara Vaz |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso se configura como projeto de intervenção e teve o objetivo de auxiliar aos professores no processo de aquisição da leitura e da escrita em turmas com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem, utilizando o jogo como recurso metodológico para proporcionar uma educação mais inclusiva, desafiadora e lúdica, partindo da seguinte questão de estudo: Em turmas que tenham crianças com dificuldade de aprendizagem no processo de aquisição da leitura e da escrita, quais práticas pedagógicas podem auxiliar o trabalho do professor? O trabalho foi realizado com quatro docentes atuantes em turmas de terceiro ano do ensino fundamental/anos iniciais de uma escola municipal de um município mineiro por meio de dois encontros de formação. A partir dessa experiência, pudemos concluir que o jogo é um recurso eficaz no contexto inclusivo, sendo capaz de promover bons resultados na aprendizagem. Concluímos também ser fundamental uma prática reflexiva capaz de transpor barreiras atitudinais para se alcançar uma educação que atenda a todos em suas especificidades. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Alfabetização Letramento Jogo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10743 |
Data do documento: | 25-Mai-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons