Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10740
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mendes, Rodrigo Geraldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1275813674019327pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Núbia Aparecida Schaper-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3157421070865791pt_BR
dc.contributor.referee2Jesus, Alan Willian de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8527713159699794pt_BR
dc.creatorResende, Camila Takenaka de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0635587951737099pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-10T14:38:17Z-
dc.date.available2019-09-10-
dc.date.available2019-09-10T14:38:17Z-
dc.date.issued2019-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10740-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como pressuposto contribuir para uma melhor atuação dos profissionais que trabalham com alunos surdos visando uma educação inclusiva de qualidade. Assim, realizamos uma reflexão a respeito da educação inclusiva por meio do papel dos diferentes sujeitos envolvidos no ato educativo. Com o intuito de verificar como acontece a inclusão dos alunos foi apresentado embasamentos teóricos por meio de um histórico das políticas públicas de inclusão na área da surdez, das leis vigentes e de documentos cedidos pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Com o objetivo de investigar a realidade da inclusão de alunos surdos na PBH realizou-se entrevistas com docentes e intérpretes e a partir do exposto foi proposto uma intervenção na escola. Como proposta de intervenção foi realizada uma reunião com o grupo de professores, intérpretes e instrutores para discussão e apresentação de um “Caderno informativo para profissionais que atuam com estudantes surdos” que foi elaborado a partir das análises das entrevistas com a finalidade de socializar as principais informações acerca das funções, papéis e atribuições dos profissionais que atuam com o estudante surdo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIntérprete de Libraspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA inclusão do aluno surdo: relações e funções estabelecidas pelo educador e intérprete de libraspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons