Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10727
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
dailabrumdesouza.pdf1.17 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Educação financeira escolar: orçamento familiar na visão do aluno
Autor(es): Souza, Daila Brum de
Orientador: Souza, Andréa Stambassi
Miembros Examinadores: Vital, Márcio Carlos
Miembros Examinadores: Britto, Reginaldo Ramos
Resumo: O presente estudo buscou investigar como alunos do Ensino Fundamental II de uma escola pública da cidade de Juiz de Fora desenvolveram propostas de atividades que apresentaram como tema Educação Financeira em Matemática e também verificar como compreenderam esta temática voltada para a cidadania. Para tanto, o caminho metodológico se pautou em pesquisas bibliográficas, sobretudo em arcabouço teórico de Amarildo Melchiades da Silva e Arthur Belford Powell, sobre a Educação financeira em Matemática, seguido de uma pesquisa de campo feita em quatro momentos: no primeiro momento a turma assistiu ao filme Os delírios de consumo de Becky Bloom, seguido de discussão sobre conhecimento básico de educação financeira para a cidadania aos alunos. No segundo momento, houve a divisão da turma em grupos compostos, cada um, por quatro alunos para que representassem configurações familiares e encenassem discussões sobre orçamento familiar. No terceiro momento, cada grupo apresentou orçamento familiar criado pelos integrantes. E no quarto momento, houve o estudo de conteúdos típicos da matemática financeira, culminando em elaboração de gráficos representativos da distribuição do orçamento familiar com despesas. A análise dos dados foi por meio de abordagem qualitativa. Constatou-se que a socialização deste conhecimento propiciou conscientização sobre a importância da Educação financeira em Matemática para a cidadania.
Resumen : -
Palabras clave : Educação financeira escolar
Matemática
Ensino fundamental
Transversalidade
Cidadania
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10727
Fecha de publicación : 22-ago-2018
Aparece en las colecciones: Especialização em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons