Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10725
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vivianeaparecidarodrigues.pdf458.36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aprendendo frações com objetos virtuais de aprendizagem: como potencializar o processo de ensino-aprendizagem da matemática
Autor(es): Rodrigues, Viviane Aparecida
Primeiro Orientador: Antunes, Katiuscia Cristina Vargas
Membro da banca: Balduti, Camila Faria
Resumo: O presente estudo tem por objetivo refletir sobre a importância dos recursos tecnológicos no planejamento docente, tendo como foco principal o uso de objetos de aprendizagem no ensino da matemática, mais especificamente para trabalhar frações com alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental. Considera-se que, o objeto de aprendizagem pode potencializar a prática educativa e proporcionar um ensino aprendizagem mais dinâmico e significativo para os estudantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada e tendo como foco a pesquisa bibliográfica e documental. Constitui-se como referencial teórico do estudo, autores como, Levy (2001), Moran (1997), Silva e Bento (2018), dentre outros que contribuem diretamente para a discussão proposta no estudo e elaboração do plano de aula.
Abstract: The present study aims to reflect on the importance of technological resources in teaching planning, focusing mainly on the use of learning objects in mathematics teaching, specifically to work with fractions with students of the 5th Year of Primary Education. It is considered that the learning object can potentiate the educational practice and provide a more dynamic and meaningful learning learning for students. It is a qualitative research, of applied nature and focusing on bibliographical and documentary research. It is a theoretical reference of the study, authors such as Levy (2001), Moran (1997), Silva and Bento (2018), among others that contribute directly to the discussion proposed in the study and elaboration of the lesson plan.
Palavras-chave: Objeto de aprendizagem
Fração
Tecnologia em sala de aula
Learning object
Fraction
Technology in the classroom
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10725
Data do documento: 18-Mai-2019
Aparece nas coleções:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons