Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10725
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
vivianeaparecidarodrigues.pdf458.36 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Aprendendo frações com objetos virtuais de aprendizagem: como potencializar o processo de ensino-aprendizagem da matemática
Autor(es): Rodrigues, Viviane Aparecida
Orientador: Antunes, Katiuscia Cristina Vargas
Miembros Examinadores: Balduti, Camila Faria
Resumo: O presente estudo tem por objetivo refletir sobre a importância dos recursos tecnológicos no planejamento docente, tendo como foco principal o uso de objetos de aprendizagem no ensino da matemática, mais especificamente para trabalhar frações com alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental. Considera-se que, o objeto de aprendizagem pode potencializar a prática educativa e proporcionar um ensino aprendizagem mais dinâmico e significativo para os estudantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada e tendo como foco a pesquisa bibliográfica e documental. Constitui-se como referencial teórico do estudo, autores como, Levy (2001), Moran (1997), Silva e Bento (2018), dentre outros que contribuem diretamente para a discussão proposta no estudo e elaboração do plano de aula.
Resumen : The present study aims to reflect on the importance of technological resources in teaching planning, focusing mainly on the use of learning objects in mathematics teaching, specifically to work with fractions with students of the 5th Year of Primary Education. It is considered that the learning object can potentiate the educational practice and provide a more dynamic and meaningful learning learning for students. It is a qualitative research, of applied nature and focusing on bibliographical and documentary research. It is a theoretical reference of the study, authors such as Levy (2001), Moran (1997), Silva and Bento (2018), among others that contribute directly to the discussion proposed in the study and elaboration of the lesson plan.
Palabras clave : Objeto de aprendizagem
Fração
Tecnologia em sala de aula
Learning object
Fraction
Technology in the classroom
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10725
Fecha de publicación : 18-may-2019
Aparece en las colecciones: Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons