https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10724
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
vasconcelosoliveirasilvajunior.pdf | 309.74 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Belcavello, Maria Paula Pinto dos Santos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5648329922280680 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Vasconcelos, Marcelo | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.creator | Silva Júnior, Vasconcelos Oliveira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-04T20:18:03Z | - |
dc.date.available | 2019-09-03 | - |
dc.date.available | 2019-09-04T20:18:03Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10724 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | A inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas é uma realidade que faz parte do cenário educativo. E neste plano de aula, as TIC serão utilizadas como ferramentas pedagógicas que irão nortear o professor de Biologia, para tentar agregar e melhorar o ensino-aprendizado. As escolas já estão se informatizando, cabe aos professores a capacitação para conseguir aplicar essas tecnologias para que os alunos tenham acesso e saibam utilizá-las. Assim, os recursos utilizados serão as tecnologias existentes na escola, como: projetores, televisores e computadores do laboratório de informática. O professor irá preparar três etapas essenciais: criação de e-mails com os alunos; envio do material para os alunos, prazo para a leitura, discussão, mesa redonda e, por último, a avaliação. Este plano será realizado com duas turmas, do turno matutino, do 2.º ano do Ensino Médio, em uma escola da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais. A metodologia para a realização do trabalho foi baseada na “sala de aula invertida”. O objetivo deste plano de aula é analisar a importância do uso dos computadores no aprendizado do ensino de Biologia, utilizando aplicativos e vídeos para trabalhar a autonomia dos alunos. A avaliação consistirá em comparar o desenvolvimento dos alunos entre o 1.º e 2.º bimestre. Espera-se alcançar um percentual significativo no melhoramento do ensino-aprendizado e, com isso, uma diminuição da evasão escolar. Para tanto, precisamos nos perguntar, como fizeram os estudiosos Thierry Karsenti, Stéphane Villeneuve e Carole Raby (2008): Os professores estão capacitados para integrar as TIC no contexto escolar?. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | TIC | pt_BR |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Sala de informática como espaço de aprendizado: uso das TIC na disciplina de biologia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
This item is licensed under a Creative Commons License