https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10723
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
vaniaaparecidapereirabasilio.pdf | 638.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Daniel Eveling da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8344784D6 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Pereira, Álvaro Dyogo | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fontes, Roseli Detoni | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2307361214531921 | pt_BR |
dc.creator | Basílio, Vânia Aparecida Pereira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-04T20:17:33Z | - |
dc.date.available | 2019-09-03 | - |
dc.date.available | 2019-09-04T20:17:33Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10723 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de plano de aula com a temática: Populações Humanas e seus Desafios. As estratégias pedagógicas adotadas para seu desenvolvimento fundamentam-se no uso ativo das tecnologias da informação e comunicação (TIC) por meio de aparelhos como smartphones, notebooks e datashow com e sem acesso à internet. As atividades foram desenvolvidas nas aulas de biologia da turma do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Odilon Behrens, tendo como professora regente de aula a autora deste material. Para o desenvolvimento do plano de aula foram realizadas atividades como pesquisas na internet, discussões contextualizadas do tema em sala de aula, produção de áudios e vídeos sobre o tema abordado, nas quais a pesquisadora encontrou dificuldades com a quantidade e a qualidade dos aparelhos midiáticos disponíveis na escola. Devido a essa característica optamos por utilizar aparelhos tecnológicos dos alunos e da professora para contornar as dificuldades encontradas na escola. Notamos que durante as aulas os alunos envolveram-se de forma ativa nos processos educacionais mediante o uso dos dispositivos eletrônicos (computador, datashow e smartphones). Entende-se dessa maneira que o acesso e a criação de conteúdos se tornaram mais atrativos, interativos e produtivos a partir das produções dos discentes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | * |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Estratégias | pt_BR |
dc.subject | Metodologias | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias | pt_BR |
dc.subject | Informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Tecnologias da informação e comunicação proporcionando a mediação do conhecimento no ensino de biologia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
This item is licensed under a Creative Commons License