https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10720
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
talitasilvadejorgealmeida.pdf | 99.63 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Daniel Eveling da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4231782U4 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Álvaro Dyogo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.creator | Almeida, Talita Silva de Jorge | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-04T20:15:36Z | - |
dc.date.available | 2019-09-03 | - |
dc.date.available | 2019-09-04T20:15:36Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10720 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho objetiva propor um plano de aula para o desenvolvimento das habilidades de leitura e produção escrita. Para isso, propomos a utilização de ferramentas como o Google Mail e o Google Drive para as séries finais do Ensino Médio (3º ano). Pretende-se neste plano de aula abordar aspectos referentes ao gênero conto, por meio de uma metodologia que utiliza uma TIC (tecnologia da informação e comunicação) que pode contribuir para um melhor desempenho dos alunos com a leitura e escrita frente às práticas sociais. Este trabalho será pautado em uma pesquisa bibliográfica de modo a atingir os objetivos propostos. A ideia para este plano de aula partiu da necessidade de inovar com aulas mais interativas e comunicativas, diferentes das práticas tradicionais que ainda persistem em nossas escolas e que desmotivam a aprendizagem do aluno. O uso da tecnologia no mundo digital em que vivemos pode ser uma alternativa para esse impasse nas práticas educacionais. O plano parte de considerações sobre o gênero conto, em seguida disponibiliza aos alunos a leitura compartilhada em sala de aula do conto “O gato preto”, de Edgar Allan Poe, segue para o entendimento do texto de modo ativo em sala de aula. Num segundo momento, os alunos são orientados para criação de contos no Google para o prosseguimento do trabalho de forma autônoma e interativa. Depois, parte para a criação do texto de forma colaborativa e a orientação do professor. E por fim, a apresentação dos textos prontos para a turma. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Desenvolvimento de habilidades | pt_BR |
dc.subject | Leitura e escrita | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A leitura de contos e produção de texto colaborativo para o desenvolvimento de habilidades do ensino básico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
This item is licensed under a Creative Commons License