https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10720
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
talitasilvadejorgealmeida.pdf | 99.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | A leitura de contos e produção de texto colaborativo para o desenvolvimento de habilidades do ensino básico |
Autor(es): | Almeida, Talita Silva de Jorge |
Orientador: | Silva, Daniel Eveling da |
Miembros Examinadores: | Pereira, Álvaro Dyogo |
Resumo: | O presente trabalho objetiva propor um plano de aula para o desenvolvimento das habilidades de leitura e produção escrita. Para isso, propomos a utilização de ferramentas como o Google Mail e o Google Drive para as séries finais do Ensino Médio (3º ano). Pretende-se neste plano de aula abordar aspectos referentes ao gênero conto, por meio de uma metodologia que utiliza uma TIC (tecnologia da informação e comunicação) que pode contribuir para um melhor desempenho dos alunos com a leitura e escrita frente às práticas sociais. Este trabalho será pautado em uma pesquisa bibliográfica de modo a atingir os objetivos propostos. A ideia para este plano de aula partiu da necessidade de inovar com aulas mais interativas e comunicativas, diferentes das práticas tradicionais que ainda persistem em nossas escolas e que desmotivam a aprendizagem do aluno. O uso da tecnologia no mundo digital em que vivemos pode ser uma alternativa para esse impasse nas práticas educacionais. O plano parte de considerações sobre o gênero conto, em seguida disponibiliza aos alunos a leitura compartilhada em sala de aula do conto “O gato preto”, de Edgar Allan Poe, segue para o entendimento do texto de modo ativo em sala de aula. Num segundo momento, os alunos são orientados para criação de contos no Google para o prosseguimento do trabalho de forma autônoma e interativa. Depois, parte para a criação do texto de forma colaborativa e a orientação do professor. E por fim, a apresentação dos textos prontos para a turma. |
Resumen : | - |
Palabras clave : | Desenvolvimento de habilidades Leitura e escrita Metodologia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10720 |
Fecha de publicación : | 27-abr-2019 |
Aparece en las colecciones: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons