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dc.contributor.advisor1Belcavello, Maria Paula Pinto dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5648329922280680pt_BR
dc.contributor.referee1Romero, Sheila Rigante-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9087794489515439pt_BR
dc.creatorHeleno, Rosânia Gonçalves Nogueira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-04T20:14:44Z-
dc.date.available2019-09-03-
dc.date.available2019-09-04T20:14:44Z-
dc.date.issued2019-04-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10718-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo apresentar um plano de aula interdisciplinar que busca inserir no planejamento o uso de jogos on-line como recursos didático-pedagógicos. O público-alvo são os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I de uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Minas Gerais. Um trabalho que demonstra como é possível entrelaçar, de forma dinâmica, práticas que sejam envolventes e prazerosas, capazes de proporcionar uma melhor compreensão dos conteúdos e participação nas aulas. As atividades envolvendo as tecnologias influenciam no processo formativo, como a oportunidade da participação ativa no processo ensino/aprendizagem, o desenvolvimento do aprender jogando e da motivação. A metodologia utilizada foi a sala de aula invertida, que se deu por meio da execução de jogos on-line, como elementos facilitadores e complementares na apropriação de conteúdos. O jogar atua tanto no desenvolvimento pessoal, permitindo a autodescoberta, a autoconfiança, quanto no desenvolvimento da atitude cooperativa e social. O produto final, uma produção, mostra a relevância dos recursos pedagógicos tecnológicos como inovação no ensino educacional, tornando esse processo cada vez mais fascinante e interativo. Uma prática privilegiada para a aplicação e inovação de uma educação que visa ao desenvolvimento pessoal, à atuação cooperativa, à motivação e à formação social.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectTICpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAprendendo com jogos: o uso das TIC no espaço escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



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