https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10718
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
rosaniagoncalvesnogueiraheleno.pdf | 256.26 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Belcavello, Maria Paula Pinto dos Santos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5648329922280680 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Romero, Sheila Rigante | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9087794489515439 | pt_BR |
dc.creator | Heleno, Rosânia Gonçalves Nogueira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-04T20:14:44Z | - |
dc.date.available | 2019-09-03 | - |
dc.date.available | 2019-09-04T20:14:44Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10718 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo apresentar um plano de aula interdisciplinar que busca inserir no planejamento o uso de jogos on-line como recursos didático-pedagógicos. O público-alvo são os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I de uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Minas Gerais. Um trabalho que demonstra como é possível entrelaçar, de forma dinâmica, práticas que sejam envolventes e prazerosas, capazes de proporcionar uma melhor compreensão dos conteúdos e participação nas aulas. As atividades envolvendo as tecnologias influenciam no processo formativo, como a oportunidade da participação ativa no processo ensino/aprendizagem, o desenvolvimento do aprender jogando e da motivação. A metodologia utilizada foi a sala de aula invertida, que se deu por meio da execução de jogos on-line, como elementos facilitadores e complementares na apropriação de conteúdos. O jogar atua tanto no desenvolvimento pessoal, permitindo a autodescoberta, a autoconfiança, quanto no desenvolvimento da atitude cooperativa e social. O produto final, uma produção, mostra a relevância dos recursos pedagógicos tecnológicos como inovação no ensino educacional, tornando esse processo cada vez mais fascinante e interativo. Uma prática privilegiada para a aplicação e inovação de uma educação que visa ao desenvolvimento pessoal, à atuação cooperativa, à motivação e à formação social. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | TIC | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Jogos pedagógicos | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Aprendendo com jogos: o uso das TIC no espaço escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
This item is licensed under a Creative Commons License