Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10718
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rosaniagoncalvesnogueiraheleno.pdf256.26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Aprendendo com jogos: o uso das TIC no espaço escolar
Author: Heleno, Rosânia Gonçalves Nogueira
First Advisor: Belcavello, Maria Paula Pinto dos Santos
Referee Member: Romero, Sheila Rigante
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar um plano de aula interdisciplinar que busca inserir no planejamento o uso de jogos on-line como recursos didático-pedagógicos. O público-alvo são os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I de uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Minas Gerais. Um trabalho que demonstra como é possível entrelaçar, de forma dinâmica, práticas que sejam envolventes e prazerosas, capazes de proporcionar uma melhor compreensão dos conteúdos e participação nas aulas. As atividades envolvendo as tecnologias influenciam no processo formativo, como a oportunidade da participação ativa no processo ensino/aprendizagem, o desenvolvimento do aprender jogando e da motivação. A metodologia utilizada foi a sala de aula invertida, que se deu por meio da execução de jogos on-line, como elementos facilitadores e complementares na apropriação de conteúdos. O jogar atua tanto no desenvolvimento pessoal, permitindo a autodescoberta, a autoconfiança, quanto no desenvolvimento da atitude cooperativa e social. O produto final, uma produção, mostra a relevância dos recursos pedagógicos tecnológicos como inovação no ensino educacional, tornando esse processo cada vez mais fascinante e interativo. Uma prática privilegiada para a aplicação e inovação de uma educação que visa ao desenvolvimento pessoal, à atuação cooperativa, à motivação e à formação social.
Abstract: -
Keywords: TIC
Educação
Jogos pedagógicos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10718
Issue Date: 27-Apr-2019
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons