https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10716
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
raquellopesdearaujo.pdf | 887.55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Redes sociais virtuais: o uso do Instagram na sala de aula |
Autor(es): | Araújo, Raquel Lopes de |
Primeiro Orientador: | Belcavello, Maria Paula Pinto dos Santos |
Membro da banca: | Balduti, Camila Faria |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de plano de aula à qual buscou utilizar as redes sociais, em especial o aplicativo Instagram, junto à disciplina de Literatura. A ideia foi trazer outra forma de comunicação e apresentação dos trabalhos literários que tivessem maior sintonia com os adolescentes. Além de incentivar a leitura, este plano de aula visa, através do encontro com o imaginário e com a realidade, transmitir uma forma de compreender e trabalhar a linguagem literária de um modo mais prazeroso, incentivando o hábito de leitura. As informações, acerca do acervo literário, podem contribuir para disseminar, entre os alunos que visitarem os stories de seus colegas − ao curtir e comentar as publicações − um maior interesse pela leitura. A finalidade do uso da ferramenta Instagram, é incentivar o compartilhamento de fotos, vídeos e, a cada semana, a publicação de depoimentos que contam um pouco sobre a história do livro escolhido. O professor irá mediar e acompanhar essas publicações. O plano de aula elaborado procurou atender os alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental II e foi desenvolvido por meio da metodologia “Sala de Aula Invertida”. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | TIC Literatura |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10716 |
Data do documento: | 27-Abr-2019 |
Aparece nas coleções: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons