Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10716
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
raquellopesdearaujo.pdf887.55 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Redes sociais virtuais: o uso do Instagram na sala de aula
Author: Araújo, Raquel Lopes de
First Advisor: Belcavello, Maria Paula Pinto dos Santos
Referee Member: Balduti, Camila Faria
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de plano de aula à qual buscou utilizar as redes sociais, em especial o aplicativo Instagram, junto à disciplina de Literatura. A ideia foi trazer outra forma de comunicação e apresentação dos trabalhos literários que tivessem maior sintonia com os adolescentes. Além de incentivar a leitura, este plano de aula visa, através do encontro com o imaginário e com a realidade, transmitir uma forma de compreender e trabalhar a linguagem literária de um modo mais prazeroso, incentivando o hábito de leitura. As informações, acerca do acervo literário, podem contribuir para disseminar, entre os alunos que visitarem os stories de seus colegas − ao curtir e comentar as publicações − um maior interesse pela leitura. A finalidade do uso da ferramenta Instagram, é incentivar o compartilhamento de fotos, vídeos e, a cada semana, a publicação de depoimentos que contam um pouco sobre a história do livro escolhido. O professor irá mediar e acompanhar essas publicações. O plano de aula elaborado procurou atender os alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental II e foi desenvolvido por meio da metodologia “Sala de Aula Invertida”.
Abstract: -
Keywords: TIC
Instagram
Literatura
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10716
Issue Date: 27-Apr-2019
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons