https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10712
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
priscilapereiratavaresbarrozo.pdf | 508.16 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Belcavello, Maria Paula Pinto dos Santos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5648329922280680 | pt_BR |
dc.creator | Barrozo, Priscila Pereira Tavares | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-04T20:10:43Z | - |
dc.date.available | 2019-09-03 | - |
dc.date.available | 2019-09-04T20:10:43Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-04 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10712 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo propõe um plano de aula com uso de dois softwares livres para a avaliação e estimulação das capacidades e dificuldades dos alunos, na aquisição da linguagem oral e escrita. O desenvolvimento deste plano de aula se dará de forma multidisciplinar, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, com uma turma do 1° ano do Ensino Fundamental I de uma escola da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais. Os jogos e atividades propostas versarão sobre diversos conteúdos básicos para aprendizagem global dos alunos. Além disso, o presente trabalho, também, traz reflexões sobre a inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), matriculados no ensino regular, visto que, na turma em questão, há um aluno com diagnóstico de autismo. Para que todos os alunos possam participar das atividades propostas, houve a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramentas para a efetivação de práticas pedagógicas inclusivas, considerando seu aspecto interativo, dinâmico e versátil. E como produto final, serão criados registros fotográficos, gravações de vídeos e áudios. Posteriormente, haverá a apresentação dos trabalhos, para os responsáveis e professores, em evento escolar, a fim de compartilhar e tornar pública parte da experiência vivenciada pelos alunos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | TIC | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A inclusão das TIC no processo educativo: um recurso, também, inclusivo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
This item is licensed under a Creative Commons License