Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10712
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
priscilapereiratavaresbarrozo.pdf508.16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A inclusão das TIC no processo educativo: um recurso, também, inclusivo
Autor(es): Barrozo, Priscila Pereira Tavares
Primeiro Orientador: Belcavello, Maria Paula Pinto dos Santos
Resumo: O presente artigo propõe um plano de aula com uso de dois softwares livres para a avaliação e estimulação das capacidades e dificuldades dos alunos, na aquisição da linguagem oral e escrita. O desenvolvimento deste plano de aula se dará de forma multidisciplinar, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, com uma turma do 1° ano do Ensino Fundamental I de uma escola da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais. Os jogos e atividades propostas versarão sobre diversos conteúdos básicos para aprendizagem global dos alunos. Além disso, o presente trabalho, também, traz reflexões sobre a inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), matriculados no ensino regular, visto que, na turma em questão, há um aluno com diagnóstico de autismo. Para que todos os alunos possam participar das atividades propostas, houve a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramentas para a efetivação de práticas pedagógicas inclusivas, considerando seu aspecto interativo, dinâmico e versátil. E como produto final, serão criados registros fotográficos, gravações de vídeos e áudios. Posteriormente, haverá a apresentação dos trabalhos, para os responsáveis e professores, em evento escolar, a fim de compartilhar e tornar pública parte da experiência vivenciada pelos alunos.
Abstract: -
Palavras-chave: TIC
Educação
Inclusão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10712
Data do documento: 4-Abr-2019
Aparece nas coleções:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons