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dc.contributor.advisor1Belcavello, Maria Paula Pinto dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5648329922280680pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Balduti, Camila-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8344784D6pt_BR
dc.creatorSilva, Paulo Henrique Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-04T20:09:58Z-
dc.date.available2019-09-03-
dc.date.available2019-09-04T20:09:58Z-
dc.date.issued2019-04-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10711-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo apresentar o projeto interdisciplinar “Terra de Luzia”, desenvolvido com alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental II, de uma escola da rede pública estadual de ensino de Minas Gerais. Tal projeto tem como principal eixo, difundir uma educação política no espaço escolar, que visa a acompanhar a fundação de partidos políticos e a simulação de eleição entre os alunos. Para desenvolvê-lo, contou com as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia e com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Sua finalidade é identificar como são criados os partidos políticos, utilizar as tecnologias para propagar o conhecimento acerca da política, além de levar os alunos a conhecerem o processo político local. Quanto aos procedimentos metodológicos, ampara-se em pesquisas bibliográficas, na pesquisa participante e na aplicação de metodologias ativas para que os alunos se tornem protagonistas do processo de conhecimento. Para realização do projeto foram propostas atividades investigativas e em equipes no espaço escolar; palestras na Câmara Municipal da cidade de Matozinhos e criação de vídeos, pelos alunos, com o intuito de descrever como são formados os partidos políticos e suas respectivas funções. Os resultados inferidos se baseiam na construção dos partidos fictícios e criação de um vídeo informativo. A avaliação se estruturou na observação dos debates entre os candidatos-alunos e na criação dos portfólios. Ademais, o projeto procura vislumbrar que é possível adotar uma educação política com os alunos envolvidos, proporcionando parcerias entre: escola e poder legislativo, indicando que a sensibilização e criticidade são peças-chave para um engajamento político transformador.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação políticapt_BR
dc.subjectTICpt_BR
dc.subjectProjeto “Terra de Luzia”pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleUso de metodologias ativas e TIC em projetos escolares: o projeto interdisciplinar “Terra de Luzia”pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



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