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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uso de metodologias ativas e TIC em projetos escolares: o projeto interdisciplinar “Terra de Luzia”
Autor(es): Silva, Paulo Henrique Barbosa
Primeiro Orientador: Belcavello, Maria Paula Pinto dos Santos
Co-orientador: Balduti, Camila
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar o projeto interdisciplinar “Terra de Luzia”, desenvolvido com alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental II, de uma escola da rede pública estadual de ensino de Minas Gerais. Tal projeto tem como principal eixo, difundir uma educação política no espaço escolar, que visa a acompanhar a fundação de partidos políticos e a simulação de eleição entre os alunos. Para desenvolvê-lo, contou com as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia e com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Sua finalidade é identificar como são criados os partidos políticos, utilizar as tecnologias para propagar o conhecimento acerca da política, além de levar os alunos a conhecerem o processo político local. Quanto aos procedimentos metodológicos, ampara-se em pesquisas bibliográficas, na pesquisa participante e na aplicação de metodologias ativas para que os alunos se tornem protagonistas do processo de conhecimento. Para realização do projeto foram propostas atividades investigativas e em equipes no espaço escolar; palestras na Câmara Municipal da cidade de Matozinhos e criação de vídeos, pelos alunos, com o intuito de descrever como são formados os partidos políticos e suas respectivas funções. Os resultados inferidos se baseiam na construção dos partidos fictícios e criação de um vídeo informativo. A avaliação se estruturou na observação dos debates entre os candidatos-alunos e na criação dos portfólios. Ademais, o projeto procura vislumbrar que é possível adotar uma educação política com os alunos envolvidos, proporcionando parcerias entre: escola e poder legislativo, indicando que a sensibilização e criticidade são peças-chave para um engajamento político transformador.
Abstract: -
Palavras-chave: Educação política
TIC
Projeto “Terra de Luzia”
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10711
Data do documento: 27-Abr-2019
Aparece nas coleções:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



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