https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10711
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
paulohenriquebarbosasilva.pdf | 438.89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Uso de metodologias ativas e TIC em projetos escolares: o projeto interdisciplinar “Terra de Luzia” |
Autor(es): | Silva, Paulo Henrique Barbosa |
Orientador: | Belcavello, Maria Paula Pinto dos Santos |
Co-orientador: | Balduti, Camila |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar o projeto interdisciplinar “Terra de Luzia”, desenvolvido com alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental II, de uma escola da rede pública estadual de ensino de Minas Gerais. Tal projeto tem como principal eixo, difundir uma educação política no espaço escolar, que visa a acompanhar a fundação de partidos políticos e a simulação de eleição entre os alunos. Para desenvolvê-lo, contou com as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia e com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Sua finalidade é identificar como são criados os partidos políticos, utilizar as tecnologias para propagar o conhecimento acerca da política, além de levar os alunos a conhecerem o processo político local. Quanto aos procedimentos metodológicos, ampara-se em pesquisas bibliográficas, na pesquisa participante e na aplicação de metodologias ativas para que os alunos se tornem protagonistas do processo de conhecimento. Para realização do projeto foram propostas atividades investigativas e em equipes no espaço escolar; palestras na Câmara Municipal da cidade de Matozinhos e criação de vídeos, pelos alunos, com o intuito de descrever como são formados os partidos políticos e suas respectivas funções. Os resultados inferidos se baseiam na construção dos partidos fictícios e criação de um vídeo informativo. A avaliação se estruturou na observação dos debates entre os candidatos-alunos e na criação dos portfólios. Ademais, o projeto procura vislumbrar que é possível adotar uma educação política com os alunos envolvidos, proporcionando parcerias entre: escola e poder legislativo, indicando que a sensibilização e criticidade são peças-chave para um engajamento político transformador. |
Resumen : | - |
Palabras clave : | Educação política TIC Projeto “Terra de Luzia” |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10711 |
Fecha de publicación : | 27-abr-2019 |
Aparece en las colecciones: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons