https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10710
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
paulafabianeperdigaodeoliveira.pdf | 318.63 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Belcavello, Maria Paula Pinto dos Santos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4278324T4 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Balduti, Camila Faria | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8344784D6 | pt_BR |
dc.creator | Oliveira, Paula Fabiane Perdigão de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-04T20:08:17Z | - |
dc.date.available | 2019-09-03 | - |
dc.date.available | 2019-09-04T20:08:17Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10710 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo apresentar um plano de aula a ser desenvolvido para e com uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental II, da rede privada de ensino, situada em Ponte Nova - MG. Como recurso para o seu desenvolvimento, será utilizado as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para esse processo de ensino e aprendizagem. A disciplina contemplada no referido plano de aula será a Geografia, tendo como proposta a apresentação do tema: “Aspectos naturais, socioeconômicos e as influências culturais encontrados nas regiões do Brasil”. A metodologia de ensino utilizada teve como motivação a sala de aula invertida, que busca provocar e despertar no aluno o exercício de sua autonomia e protagonismo. A ideia do plano de aula se sustenta na realização de pesquisas de modo que os alunos possam identificar, em regiões brasileiras, as influências presentes nos hábitos cotidianos, nas crenças e nos costumes. Além de perceber os aspectos naturais e socioeconômicos das regiões, promovendo assim, o sentimento de valorização, conhecimento, respeito às diferenças e apreciação cultural do país. Como produto final, os alunos criarão uma página no Facebook, compartilhando os resultados das pesquisas realizadas. Os aportes teóricos que sustentaram este trabalho foram: CASTRO (2017), FREITAS (2010), BEZERRA; BRITO (2013), MORAN (2015), entre outros. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | TIC | pt_BR |
dc.subject | pt_BR | |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O uso do Facebook no processo de ensino e aprendizagem de geografia: um espaço, também, de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
This item is licensed under a Creative Commons License