Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10710
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
paulafabianeperdigaodeoliveira.pdf318.63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Belcavello, Maria Paula Pinto dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4278324T4pt_BR
dc.contributor.referee1Balduti, Camila Faria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8344784D6pt_BR
dc.creatorOliveira, Paula Fabiane Perdigão de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-04T20:08:17Z-
dc.date.available2019-09-03-
dc.date.available2019-09-04T20:08:17Z-
dc.date.issued2019-04-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10710-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo apresentar um plano de aula a ser desenvolvido para e com uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental II, da rede privada de ensino, situada em Ponte Nova - MG. Como recurso para o seu desenvolvimento, será utilizado as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para esse processo de ensino e aprendizagem. A disciplina contemplada no referido plano de aula será a Geografia, tendo como proposta a apresentação do tema: “Aspectos naturais, socioeconômicos e as influências culturais encontrados nas regiões do Brasil”. A metodologia de ensino utilizada teve como motivação a sala de aula invertida, que busca provocar e despertar no aluno o exercício de sua autonomia e protagonismo. A ideia do plano de aula se sustenta na realização de pesquisas de modo que os alunos possam identificar, em regiões brasileiras, as influências presentes nos hábitos cotidianos, nas crenças e nos costumes. Além de perceber os aspectos naturais e socioeconômicos das regiões, promovendo assim, o sentimento de valorização, conhecimento, respeito às diferenças e apreciação cultural do país. Como produto final, os alunos criarão uma página no Facebook, compartilhando os resultados das pesquisas realizadas. Os aportes teóricos que sustentaram este trabalho foram: CASTRO (2017), FREITAS (2010), BEZERRA; BRITO (2013), MORAN (2015), entre outros.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectTICpt_BR
dc.subjectFacebookpt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO uso do Facebook no processo de ensino e aprendizagem de geografia: um espaço, também, de aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons