Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10710
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
paulafabianeperdigaodeoliveira.pdf318.63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso do Facebook no processo de ensino e aprendizagem de geografia: um espaço, também, de aprendizagem
Autor(es): Oliveira, Paula Fabiane Perdigão de
Primeiro Orientador: Belcavello, Maria Paula Pinto dos Santos
Membro da banca: Balduti, Camila Faria
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar um plano de aula a ser desenvolvido para e com uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental II, da rede privada de ensino, situada em Ponte Nova - MG. Como recurso para o seu desenvolvimento, será utilizado as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para esse processo de ensino e aprendizagem. A disciplina contemplada no referido plano de aula será a Geografia, tendo como proposta a apresentação do tema: “Aspectos naturais, socioeconômicos e as influências culturais encontrados nas regiões do Brasil”. A metodologia de ensino utilizada teve como motivação a sala de aula invertida, que busca provocar e despertar no aluno o exercício de sua autonomia e protagonismo. A ideia do plano de aula se sustenta na realização de pesquisas de modo que os alunos possam identificar, em regiões brasileiras, as influências presentes nos hábitos cotidianos, nas crenças e nos costumes. Além de perceber os aspectos naturais e socioeconômicos das regiões, promovendo assim, o sentimento de valorização, conhecimento, respeito às diferenças e apreciação cultural do país. Como produto final, os alunos criarão uma página no Facebook, compartilhando os resultados das pesquisas realizadas. Os aportes teóricos que sustentaram este trabalho foram: CASTRO (2017), FREITAS (2010), BEZERRA; BRITO (2013), MORAN (2015), entre outros.
Abstract: -
Palavras-chave: TIC
Facebook
Geografia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10710
Data do documento: 27-Abr-2019
Aparece nas coleções:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons