https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10704
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
marcosgeraldolarcherdesousa.pdf | 376.52 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Souza, Andréa Silveira de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4742948T8 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Fontes, Roseli Detoni | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4304726Z4 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Albuquerque, Henrique de Paiva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.creator | Sousa, Marcos Geraldo Larcher de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-04T19:51:55Z | - |
dc.date.available | 2019-09-02 | - |
dc.date.available | 2019-09-04T19:51:55Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10704 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O ponto de partida desse trabalho foi buscar novas formas de atrair o interesse dos alunos do ensino fundamental II para o aprendizado de língua inglesa. Dessa maneira, optou-se pelo uso de “gamificação” como recurso pedagógico para atingir esse objetivo. Assim, esse trabalho consiste na apresentação de um plano de aula fundamentado acerca do componente curricular de Língua Inglesa para alunos do segundo ciclo do ensino fundamental, alunos estes não repetentes, mas com histórico de aprendizagem marcado pela rejeição ao aprendizado de novos idiomas. Os conteúdos trabalhados foram a utilização do modo imperativo para a construção de mensagens em inglês e o estudo e emprego dos verbos preposicionados (phrasal verbs). A opção por esses conteúdos e pela abordagem pedagógica proposta neste trabalho respalda-se em revisão de literatura e na minha experiência enquanto profissional docente da área de línguas estrangeiras na educação básica. É por observar cotidianamente essa realidade que optei por apresentar um plano que tenha como eixo orientador uma abordagem pedagógica lúdica e dinâmica, voltada para os processos de interação dos alunos entre si, com o professor, com os conteúdos pedagógicos e com as atividades propostas. Também é importante salientar que uma das metas desenvolvidas foi a autonomia comunicativa dos estudantes, permitindo que eles construam o próprio processo de aprendizado com criatividade e diversão. Todo esse esforço conduziu à conclusão de que a experiência foi adequada e interessante, o que abre novas possibilidades de desdobramento das atividades e da proposta de intervenção pedagógica aqui discutidas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | As tecnologias da informação e comunicação no ensino básico: uma proposta pedagógica de uso da gamificação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
This item is licensed under a Creative Commons License