https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10700
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
lucienemartinsdesouzabessa.pdf | 936.4 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Rita de Cássia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Romero, Sheila Rigante | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4226888Y4 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fontes, Roseli Detoni | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4304726Z4 | pt_BR |
dc.creator | Bessa, Luciene Martins de Souza | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-04T19:46:49Z | - |
dc.date.available | 2019-09-02 | - |
dc.date.available | 2019-09-04T19:46:49Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10700 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar um plano de aula desenvolvido em 5 etapas que consiste em 5 aulas, sendo cada uma de 50 minutos, aplicado em turma do 3º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Belo Horizonte, sobre o uso consciente da água, a importância de cuidados e a preservação com o meio ambiente. Para abordar o assunto foram utilizados na escola recursos tecnológicos como Data Show e computador conectado a internet, sendo que em casa os alunos utilizaram recursos que possuem (tablet, smartphone, notebook e computador). O plano de aula foi desenvolvido a partir de estudos realizados durante o curso em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Básica oferecido pela UFJF e de pesquisas sobre o conteúdo tratado no trabalho. Assim, propõe-se por meio da utilização de recursos tecnológicos e didáticos desenvolver atividades, cujo objetivo concentra-se em despertar o interesse e a atenção dos discentes. Desse modo, se apropriaram do conteúdo e adotarem uma atitude racional sobre a utilização da água no consumo diário e a sensibilização quanto aos impactos e danos causados pelas ações humanas. As atividades propostas implicam em discussões relevantes ao assunto e questionamentos com a participação efetiva dos alunos e o uso das tecnologias disponíveis na escola. Conclui-se que a aplicação e o uso das tecnologias na escola, acompanhadas da mediação do professor contribuem para uma participação efetiva dos alunos e auxilia na apropriação do conhecimento e da aprendizagem sobre o tema abordado. As tecnologias apresentam um papel importante no processo de ensino sendo consideradas um recurso a mais e capaz de ampliar as possibilidades de aprendizagem aliadas a uma intervenção diferenciada e dinâmica. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | * |
dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Uso e conservação da água | pt_BR |
dc.subject | TIC's no ensino da preservação da água | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Sobre o uso e a conservação das águas no Ensino Fundamental: tecnologias como metodologia de ensino | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
This item is licensed under a Creative Commons License