https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10700
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
lucienemartinsdesouzabessa.pdf | 936.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Sobre o uso e a conservação das águas no Ensino Fundamental: tecnologias como metodologia de ensino |
Autor(es): | Bessa, Luciene Martins de Souza |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Rita de Cássia |
Co-orientador: | Romero, Sheila Rigante |
Membro da banca: | Fontes, Roseli Detoni |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar um plano de aula desenvolvido em 5 etapas que consiste em 5 aulas, sendo cada uma de 50 minutos, aplicado em turma do 3º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Belo Horizonte, sobre o uso consciente da água, a importância de cuidados e a preservação com o meio ambiente. Para abordar o assunto foram utilizados na escola recursos tecnológicos como Data Show e computador conectado a internet, sendo que em casa os alunos utilizaram recursos que possuem (tablet, smartphone, notebook e computador). O plano de aula foi desenvolvido a partir de estudos realizados durante o curso em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Básica oferecido pela UFJF e de pesquisas sobre o conteúdo tratado no trabalho. Assim, propõe-se por meio da utilização de recursos tecnológicos e didáticos desenvolver atividades, cujo objetivo concentra-se em despertar o interesse e a atenção dos discentes. Desse modo, se apropriaram do conteúdo e adotarem uma atitude racional sobre a utilização da água no consumo diário e a sensibilização quanto aos impactos e danos causados pelas ações humanas. As atividades propostas implicam em discussões relevantes ao assunto e questionamentos com a participação efetiva dos alunos e o uso das tecnologias disponíveis na escola. Conclui-se que a aplicação e o uso das tecnologias na escola, acompanhadas da mediação do professor contribuem para uma participação efetiva dos alunos e auxilia na apropriação do conhecimento e da aprendizagem sobre o tema abordado. As tecnologias apresentam um papel importante no processo de ensino sendo consideradas um recurso a mais e capaz de ampliar as possibilidades de aprendizagem aliadas a uma intervenção diferenciada e dinâmica. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Uso e conservação da água TIC's no ensino da preservação da água |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10700 |
Data do documento: | 27-Abr-2019 |
Aparece nas coleções: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons