https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10699
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
lucianapereiralopes.pdf | 403.84 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Rita de Cássia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Romero, Sheila Rigante | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4226888Y4 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fontes, Roseli Detoni | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4304726Z4 | pt_BR |
dc.creator | Lopes, Luciana Pereira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-04T19:46:04Z | - |
dc.date.available | 2019-09-02 | - |
dc.date.available | 2019-09-04T19:46:04Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10699 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Atualmente os estudantes acessam as redes sociais cada vez mais prematuramente, com mais frequência, e nem sempre com qualidade e com caráter educacional. Tendo em vista estas inovações nas formas de comunicação na sociedade, a educação escolar também convive com estas mudanças. Tal fato exige pensar de que forma se pode trazer a Tecnologia de Informática e Comunicação para os processos de ensino e de aprendizagem no ambiente formal, a sala de aula. Para tanto, é objetivo desse trabalho formular um Plano de Aula, perscrutando na literatura o modo como aprendem alunos do Ensino Médio, quando mediados por atividades desenvolvidas no Facebook, considerado aqui como uma ferramenta facilitadora do processo ensino-aprendizagem. No desenvolvimento do trabalho é promovida uma discussão cujo objetivo é conhecer a forma como os estudantes utilizam as redes sociais e a seguir, a turma, dividida em grupos, será encarregada de postar conteúdos diversos sobre a Biologia em forma de vídeos, imagens, charges, reportagens, entrevistas e artigos de opinião. Conclui-se, dessa forma, que o desenvolvimento dessa metodologia possa evidenciar que a utilização das TIC’s para acessar as redes sociais, em especial o Facebook, possibilitam o estabelecimento de um ambiente de aprendizagem mais colaborativo e interessante. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | TIC’s | pt_BR |
dc.subject | Redes sociais | pt_BR |
dc.subject | pt_BR | |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Utilização das TIC’s nas aulas de biologia: a informática como ferramenta de aprendizagem sobre a água e as biomoléculas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
This item is licensed under a Creative Commons License