Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10698
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lucianaaparecidasilvasales.pdf641.36 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oliveira, Rita de Cássia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Teixeira, Beatriz de Basto-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707321Y6pt_BR
dc.creatorSales, Luciana Aparecida Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-04T19:45:33Z-
dc.date.available2019-09-02-
dc.date.available2019-09-04T19:45:33Z-
dc.date.issued2019-04-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10698-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoPela internet podemos divagar por caminhos distintos, conhecer lugares e buscar novos conhecimentos. E com o smartphone, um dos recursos tecnológicos mais utilizados na atualidade, podemos registrar através de vídeos e fotos qualquer acontecimento que nos prenda a atenção. Partindo dessa premissa, o presente trabalho tem por finalidade apresentar um plano de aula com emprego das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC, tendo como ferramentas pedagógicas a internet e o smartphone. A partir do projeto interdisciplinar “Reciclagem para viver com qualidade”, será abordado o que é reciclagem, os diferentes tipos de lixos, os perigos do descarte incorreto do lixo e os problemas do consumismo descontrolado. Considerando a pertinência do tema, este projeto visa contribuir para a formação do sujeito crítico, reflexivo, consciente e autônomo. Ao adquirir esses valores, provoca-se uma transformação, uma mudança no comportamento que conduz ao conhecimento relacionado à qualidade de vida e à consciência ambiental. Pretende-se com esta proposta aprimorar a leitura e, consequentemente, a escrita, promover a interação através das tecnologias e estimular a participação dos alunos em todas as etapas, desde as pesquisas junto à internet sobre o tema, consulta ao programa Google Maps, visita ao redor da escola, fotografias, construção do mural e a criação de um blog, na plataforma Blogger da Google. Utilizar as TIC no cotidiano escolar promove uma ressignificação dos conteúdos e contribui para um ensino mais dinâmico, que desperta o interesse, estimula a curiosidade e enriquece a vivência dos alunos, além de colaborar para o desenvolvimento da leitura e escrita, fazendo com que o aluno se torne parte de todo processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProjeto interdisciplinarpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento da leiturapt_BR
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAs tecnologias no contexto escolar: smartphone e blog como apoio na interdisciplinaridadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons