https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10698
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
lucianaaparecidasilvasales.pdf | 641.36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | As tecnologias no contexto escolar: smartphone e blog como apoio na interdisciplinaridade |
Autor(es): | Sales, Luciana Aparecida Silva |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Rita de Cássia |
Co-orientador: | Teixeira, Beatriz de Basto |
Resumo: | Pela internet podemos divagar por caminhos distintos, conhecer lugares e buscar novos conhecimentos. E com o smartphone, um dos recursos tecnológicos mais utilizados na atualidade, podemos registrar através de vídeos e fotos qualquer acontecimento que nos prenda a atenção. Partindo dessa premissa, o presente trabalho tem por finalidade apresentar um plano de aula com emprego das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC, tendo como ferramentas pedagógicas a internet e o smartphone. A partir do projeto interdisciplinar “Reciclagem para viver com qualidade”, será abordado o que é reciclagem, os diferentes tipos de lixos, os perigos do descarte incorreto do lixo e os problemas do consumismo descontrolado. Considerando a pertinência do tema, este projeto visa contribuir para a formação do sujeito crítico, reflexivo, consciente e autônomo. Ao adquirir esses valores, provoca-se uma transformação, uma mudança no comportamento que conduz ao conhecimento relacionado à qualidade de vida e à consciência ambiental. Pretende-se com esta proposta aprimorar a leitura e, consequentemente, a escrita, promover a interação através das tecnologias e estimular a participação dos alunos em todas as etapas, desde as pesquisas junto à internet sobre o tema, consulta ao programa Google Maps, visita ao redor da escola, fotografias, construção do mural e a criação de um blog, na plataforma Blogger da Google. Utilizar as TIC no cotidiano escolar promove uma ressignificação dos conteúdos e contribui para um ensino mais dinâmico, que desperta o interesse, estimula a curiosidade e enriquece a vivência dos alunos, além de colaborar para o desenvolvimento da leitura e escrita, fazendo com que o aluno se torne parte de todo processo de ensino e aprendizagem. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Projeto interdisciplinar Desenvolvimento da leitura Tecnologias da informação e comunicação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10698 |
Data do documento: | 13-Abr-2019 |
Aparece nas coleções: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons