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dc.contributor.advisor1Oliveira, Rita de Cássia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Beatriz de Basto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707321Y6pt_BR
dc.creatorHenrique, Leílson-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1541057563344101pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-04T19:39:01Z-
dc.date.available2019-09-02-
dc.date.available2019-09-04T19:39:01Z-
dc.date.issued2019-04-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10692-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste Plano de Aula objetiva trabalhar em sala de aula os jogos educativos para melhoria do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de matemática para o primeiro ano do ensino fundamental. A utilização dos jogos no ensino da matemática permite que o aluno desenvolva a percepção motora, o raciocínio lógico e a análise visual de figuras geométricas, além dos princípios básicos de contagem e operações básicas. O desenvolvimento dessas habilidades é de grande importância considerando que são alunos com seis ou sete anos. Os recursos tecnológicos utilizados são os computadores disponíveis na escola. Para a realização do Plano de Aula será utilizado o Software Educacional de licença paga, que também possui uma versão de licença livre (com algumas atividades restritas a uso) chamado GCOMPRIX, cuja didática é bem lúdica e intuitiva, ideal para o 1º Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Será utilizada uma aula para este primeiro momento, em uma escola que tenha um laboratório que comporte os seus alunos e forneça computadores suficientes para a realização da aula, não sendo necessário o acesso à para a utilização do software GCOMPRIX. Portanto, com as novas tecnologias e metodologias em sala de aula, independentemente de a escola possuir uma ampla estrutura física (laboratório e computadores), podemos oferecer aos alunos uma nova forma de aprendizado e, com isso, um maior facilitador de conhecimento.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.subjectDificuldadespt_BR
dc.subjectProcesso de educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleGCOMPRIX, descomplicando a matemática: um plano de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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