https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10692
File | Description | Size | Format | |
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leilsonhenrique.pdf | 911.7 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Rita de Cássia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Teixeira, Beatriz de Basto | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707321Y6 | pt_BR |
dc.creator | Henrique, Leílson | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1541057563344101 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-04T19:39:01Z | - |
dc.date.available | 2019-09-02 | - |
dc.date.available | 2019-09-04T19:39:01Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10692 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este Plano de Aula objetiva trabalhar em sala de aula os jogos educativos para melhoria do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de matemática para o primeiro ano do ensino fundamental. A utilização dos jogos no ensino da matemática permite que o aluno desenvolva a percepção motora, o raciocínio lógico e a análise visual de figuras geométricas, além dos princípios básicos de contagem e operações básicas. O desenvolvimento dessas habilidades é de grande importância considerando que são alunos com seis ou sete anos. Os recursos tecnológicos utilizados são os computadores disponíveis na escola. Para a realização do Plano de Aula será utilizado o Software Educacional de licença paga, que também possui uma versão de licença livre (com algumas atividades restritas a uso) chamado GCOMPRIX, cuja didática é bem lúdica e intuitiva, ideal para o 1º Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Será utilizada uma aula para este primeiro momento, em uma escola que tenha um laboratório que comporte os seus alunos e forneça computadores suficientes para a realização da aula, não sendo necessário o acesso à para a utilização do software GCOMPRIX. Portanto, com as novas tecnologias e metodologias em sala de aula, independentemente de a escola possuir uma ampla estrutura física (laboratório e computadores), podemos oferecer aos alunos uma nova forma de aprendizado e, com isso, um maior facilitador de conhecimento. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Desafios | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades | pt_BR |
dc.subject | Processo de educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | GCOMPRIX, descomplicando a matemática: um plano de aula | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
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