https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10690
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
leandrabeatrizderezende.pdf | 424.88 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Belcavello, Maria Paula Pinto dos Santos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5648329922280680 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Balduti, Camila Faria | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.creator | Rezende, Leandra Beatriz de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4238293709223767 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-04T19:36:39Z | - |
dc.date.available | 2019-08-29 | - |
dc.date.available | 2019-09-04T19:36:39Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10690 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente Plano de Aula − proposta do Curso de Especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação para o Ensino Básico (TICEB) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) − tem como objetivo o uso das tecnologias para auxiliar no desenvolvimento de competências para o trabalho e habilidades socioemocionais que possibilitem adolescentes, entre 15 e 17 anos de idade, a exercerem sua autonomia quanto ao uso das tecnologias digitais como prática social para resolver problemas cotidianos, como a gestão financeira familiar e pessoal. Para tanto foi elaborado um plano de aula, organizado em três aulas de duas horas cada, a serem lecionadas em um espaço de educação não escolar. Portanto, não está vinculado a uma disciplina curricular. Trata-se de uma Associação que oferta atividades esportivas culturais e educacionais para crianças e adolescentes. Foram levadas em considerações as competências: cultura digital, trabalho e projeto de vida indicadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tais competências se complementam e são fundamentais para mobilizarem nos alunos capacidades como planejamento e organização, essenciais ao desenvolvimento pessoal e profissional. O produto final foi a elaboração de uma Planilha Financeira Familiar para auxiliar o aluno no acompanhamento do planejamento financeiro doméstico. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | TIC | pt_BR |
dc.subject | Excel | pt_BR |
dc.subject | Gestão financeira | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O uso do Excel como ferramenta na gestão de recursos: acompanhando o planejamento financeiro familiar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
This item is licensed under a Creative Commons License