https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10689
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
lanypereiradasilva.pdf | 381.87 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Rita de Cássia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Romero, Sheila Rigante | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9087794489515439 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Lany Pereira da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4811579788606286 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-04T19:36:03Z | - |
dc.date.available | 2019-08-29 | - |
dc.date.available | 2019-09-04T19:36:03Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10689 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é o de propor um plano de aula, na disciplina língua portuguesa, que utilize tecnologia digital como ferramenta pedagógica. Esse plano foi elaborado tendo como público-alvo alunos com deficiência intlectual, em uma turma de 6º. ano, na escola Municipal Fausto Figueiredo de Oliveira. Postulam-se, aqui, como objetivos específicos os caminhos que precisam ser traçados para que os alunos com deficiência intelectual sejam incluídos, integralmente, no espaço escolar e sugere-se, para isso, o envolvimento e parceria com as famílias dos alunos com deficiência; a formação permanente e continuada dos professores; a inclusão como princípio da escola previsto no projeto político pedagógico e o uso da tecnologia no espaço educacional. Este plano de aula tem como aporte teórico algumas ideias de Vygotsky, visto que esse autor discute a necessidade de os educandos aprenderem a partir de uma mediação pedagógica; de Mantoan que há tempos vem discutindo acerca da necessidade de uma escola comum com perspectiva de educação inclusiva e faz parte, também, dessa bibliografia, Moran (2012) e Demo (2013) que debatem sobre a necessidade urgente de as tecnologias serem usadas como instrumentos educacionais, nas escolas. As considerações finais do trabalho atestam que há muito a ser feito e discutido para que a inclusão escolar seja uma realidade plena na instituição de ensino. Um dos caminhos para que isso se efetive é o da implementação do PEI (plano educacional individual) dos educandos com deficiência, bem como de aulas planejadas que levem em consideração as potencialidades e dificuldades dos educandos. E, acima de tudo, fazer uso da tecnologia digital, visto que essa se constitui em uma imprescindível aliada educacional. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Tecnologia digital | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Plano de aula | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O uso das tecnologias digitais na educação inclusiva | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
This item is licensed under a Creative Commons License