https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10688
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
kessiachristinacampos.pdf | 511.39 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Rita de Cássia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Brigatte, Ana Maria | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1062901299769173 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fontes, Roseli Detoni | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2307361214531921 | pt_BR |
dc.creator | Campos, Késsia Christina | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4266026012542972 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-04T19:35:27Z | - |
dc.date.available | 2019-08-29 | - |
dc.date.available | 2019-09-04T19:35:27Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10688 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo contribuir para o ensino e a aprendizagem de conteúdos do currículo da educação básica inscritos no campo das Ciências da Natureza. Nele, apresenta-se um Plano Didático para ser desenvolvido em três aulas sobre as células. As aulas serão lecionadas para turmas de sexto ano do ensino fundamental. Como este conjunto de atividades constitui o Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias de informação digital e comunicação no ensino básico, buscou-se inserir nos Planos de Aulas práticas pedagógicas inovadoras desenvolvidas com o uso de recursos tecnológicos. O uso destes recursos foi adequado para que os alunos possam potencializar o aprendizado e construir um conhecimento consistente acerca das células. As fontes de pesquisa para elaboração dos Planos de Aulas abarcaram a coleta de dados, pesquisas bibliográficas na internet onde se encontram artigos acadêmicos em periódicos da área educacional e da biologia, também foram pesquisados livros didáticos, sites educativos, sites interativos e sites de redes sociais como o youtube. Assim, foi possível desenvolver uma proposta de ensino e ampliar o conhecimento sobre a temática. Os planos de aula são complementares e têm o objetivo de apresentar e desenvolver o estudo inicial sobre células, no que diz respeito ao conceito e junto dos alunos e alunas. Espera-se que estas atividades possam potencializar o ensino e o aprendizado do conteúdo por meio de aportes tecnológicos e digitais, bem como por modelo hibrido de educação, mais precisamente o laboratório rotacional e metodologia ativa de ensino. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Células | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Célula, o início: um plano de aula para introduzir o conceito | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
This item is licensed under a Creative Commons License