Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10688
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
kessiachristinacampos.pdf511.39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Célula, o início: um plano de aula para introduzir o conceito
Autor(es): Campos, Késsia Christina
Primeiro Orientador: Oliveira, Rita de Cássia
Co-orientador: Brigatte, Ana Maria
Membro da banca: Fontes, Roseli Detoni
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo contribuir para o ensino e a aprendizagem de conteúdos do currículo da educação básica inscritos no campo das Ciências da Natureza. Nele, apresenta-se um Plano Didático para ser desenvolvido em três aulas sobre as células. As aulas serão lecionadas para turmas de sexto ano do ensino fundamental. Como este conjunto de atividades constitui o Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias de informação digital e comunicação no ensino básico, buscou-se inserir nos Planos de Aulas práticas pedagógicas inovadoras desenvolvidas com o uso de recursos tecnológicos. O uso destes recursos foi adequado para que os alunos possam potencializar o aprendizado e construir um conhecimento consistente acerca das células. As fontes de pesquisa para elaboração dos Planos de Aulas abarcaram a coleta de dados, pesquisas bibliográficas na internet onde se encontram artigos acadêmicos em periódicos da área educacional e da biologia, também foram pesquisados livros didáticos, sites educativos, sites interativos e sites de redes sociais como o youtube. Assim, foi possível desenvolver uma proposta de ensino e ampliar o conhecimento sobre a temática. Os planos de aula são complementares e têm o objetivo de apresentar e desenvolver o estudo inicial sobre células, no que diz respeito ao conceito e junto dos alunos e alunas. Espera-se que estas atividades possam potencializar o ensino e o aprendizado do conteúdo por meio de aportes tecnológicos e digitais, bem como por modelo hibrido de educação, mais precisamente o laboratório rotacional e metodologia ativa de ensino.
Abstract: -
Palavras-chave: Células
Ensino
Aprendizagem
Tecnologias
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10688
Data do documento: 27-Abr-2019
Aparece nas coleções:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons