https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10688
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
kessiachristinacampos.pdf | 511.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Célula, o início: um plano de aula para introduzir o conceito |
Autor(es): | Campos, Késsia Christina |
Orientador: | Oliveira, Rita de Cássia |
Co-orientador: | Brigatte, Ana Maria |
Miembros Examinadores: | Fontes, Roseli Detoni |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo contribuir para o ensino e a aprendizagem de conteúdos do currículo da educação básica inscritos no campo das Ciências da Natureza. Nele, apresenta-se um Plano Didático para ser desenvolvido em três aulas sobre as células. As aulas serão lecionadas para turmas de sexto ano do ensino fundamental. Como este conjunto de atividades constitui o Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias de informação digital e comunicação no ensino básico, buscou-se inserir nos Planos de Aulas práticas pedagógicas inovadoras desenvolvidas com o uso de recursos tecnológicos. O uso destes recursos foi adequado para que os alunos possam potencializar o aprendizado e construir um conhecimento consistente acerca das células. As fontes de pesquisa para elaboração dos Planos de Aulas abarcaram a coleta de dados, pesquisas bibliográficas na internet onde se encontram artigos acadêmicos em periódicos da área educacional e da biologia, também foram pesquisados livros didáticos, sites educativos, sites interativos e sites de redes sociais como o youtube. Assim, foi possível desenvolver uma proposta de ensino e ampliar o conhecimento sobre a temática. Os planos de aula são complementares e têm o objetivo de apresentar e desenvolver o estudo inicial sobre células, no que diz respeito ao conceito e junto dos alunos e alunas. Espera-se que estas atividades possam potencializar o ensino e o aprendizado do conteúdo por meio de aportes tecnológicos e digitais, bem como por modelo hibrido de educação, mais precisamente o laboratório rotacional e metodologia ativa de ensino. |
Resumen : | - |
Palabras clave : | Células Ensino Aprendizagem Tecnologias |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10688 |
Fecha de publicación : | 27-abr-2019 |
Aparece en las colecciones: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons