https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10682| File | Description | Size | Format | |
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| julianaaparecidabibianovieirapereira.pdf | 532.08 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open  | 
| Type: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Title: | As tecnologias da informação e comunicação no ensino básico: um recorte para o uso do jogo Pokémon GO | 
| Author: | Pereira, Juliana Aparecida Bibiano Vieira | 
| First Advisor: | Oliveira, Rita de Cássia | 
| Co-Advisor: | Brigatte, Ana Maria | 
| Referee Member: | Pereira, Álvaro Dyogo | 
| Resumo: | As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) podem ser consideradas como uma ferramenta interessante e lúdica para o ensino na educação básica. Na atualidade, estão disponíveis para que o aluno possa se apropriar e produzir conhecimento em sala de aula. Quando inseridas nos processos de ensino e de aprendizagem, as TIC’s podem contribuir trazendo maior aproximação com as tecnologias e informações digitais do período atual, o que é relevante para a formulação de Planos de Aula que considerem as culturas dos indivíduos no tempo presente. Este reconhecimento das TIC’s como meio para aprimorar o ensino tem implicações nos processos de fundamentação teórico-metodológica dos planos de aula. Neste contexto, o uso de jogos e aplicativos para celular emerge como uma possibilidade de inúmeros aprendizados porque têm relação direta com a vivência dos alunos. Porém há também desafios. É sabido que crianças e adolescentes têm um contato cada vez maior e mais precoce com as tecnologias de informação, o que deve ser considerado como ponto de partida para a elaboração de atividades. Mas ainda há um distanciamento entre os conhecimentos sobre tais ferramentas e sobre como usá-las nos processos de ensino e de aprendizagem vivenciado nas salas de aulas brasileiras. Há que se repensar as práticas educativas, uma vez que tais práticas podem melhorar o ensino e tornar mais prazerosas as aprendizagens. Neste contexto, o presente Plano de Aula traz como objetivo ensinar os conteúdos geográficos referentes à Cartografia, tendo no jogo Pokémon GO o recurso metodológico para o processo de ensino-aprendizagem. As fundamentações teórico-metodológicas que embasam tal prerrogativa vão de encontro com as normatizações da Base Nacional Comum Curricular (2018) e representam um ganho em termo de práticas possíveis de serem inseridas nas salas de aulas. | 
| Abstract: | - | 
| Keywords: | Ensino de geografia Cartografia Jogos na sala de aula Aplicativos de celular Pokémon GO  | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | 
| Language: | por | 
| Country: | Brasil | 
| Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | 
| Institution Initials: | UFJF | 
| Department: | Faculdade de Educação | 
| Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil  | 
| Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | 
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10682 | 
| Issue Date: | 27-Apr-2019 | 
| Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico | 
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