Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10681
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
joycefernandadesouzasilva.pdf458.62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oliveira, Rita de Cássia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Brigatte, Ana Maria-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1062901299769173pt_BR
dc.contributor.referee1Fontes, Roseli Detoni-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2307361214531921pt_BR
dc.creatorSilva, Joyce Fernanda de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4955614838841019pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-04T19:29:40Z-
dc.date.available2019-08-28-
dc.date.available2019-09-04T19:29:40Z-
dc.date.issued2019-04-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10681-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO trabalho propõe apresentar a utilização da tecnologia a favor do processo ensinoaprendizagem, por meio de um plano de aula fundamentado e com a intencionalidade de desenvolver a linguagem digital, presente no currículo das Escolas de Educação Infantil de Belo Horizonte. Autores como: Diva Maranhão, Paula Sibilia, Nista–Piccolo, Wey Moreira entre outros, foram essenciais para embasamento deste estudo e subsidiaram a discussão teórica com os conceitos de infância, educação infantil, os diferentes tipos de linguagem e suas influências no desenvolvimento das crianças, interação e a necessidade da escola se reinventar uma vez que as novas gerações trazem inovações a cada dia. O objetivo do plano de aula é promover o desenvolvimento e a construção do conhecimento proporcionando às crianças experiências no uso das tecnologias. Na perspectiva adotada neste trabalho, essas experiências serão fundamentais para a aquisição do saber e a evolução dos campos: escuta, fala, pensamento e imaginação. A partir desse estudo pode-se concluir que é um desafio a apropriação da tecnologia dentro das escolas de educação infantil, apesar de ser um elemento comum de comunicação que faz parte do cotidiano das crianças, visto que a infância mudou radicalmente. Atualmente elas têm outro jeito de brincar e pensar, logo outra forma de ser. Tal abordagem propiciará que o aluno se torne protagonista no processo e se reconheça em sua própria produção, tornando este um trabalho inovador e atraente para o discente.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLinguagem digital e tecnologia da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO uso das tecnologias de informação e comunicação em favor da educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons