https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10681
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
joycefernandadesouzasilva.pdf | 458.62 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Rita de Cássia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Brigatte, Ana Maria | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1062901299769173 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fontes, Roseli Detoni | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2307361214531921 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Joyce Fernanda de Souza | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4955614838841019 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-04T19:29:40Z | - |
dc.date.available | 2019-08-28 | - |
dc.date.available | 2019-09-04T19:29:40Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10681 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho propõe apresentar a utilização da tecnologia a favor do processo ensinoaprendizagem, por meio de um plano de aula fundamentado e com a intencionalidade de desenvolver a linguagem digital, presente no currículo das Escolas de Educação Infantil de Belo Horizonte. Autores como: Diva Maranhão, Paula Sibilia, Nista–Piccolo, Wey Moreira entre outros, foram essenciais para embasamento deste estudo e subsidiaram a discussão teórica com os conceitos de infância, educação infantil, os diferentes tipos de linguagem e suas influências no desenvolvimento das crianças, interação e a necessidade da escola se reinventar uma vez que as novas gerações trazem inovações a cada dia. O objetivo do plano de aula é promover o desenvolvimento e a construção do conhecimento proporcionando às crianças experiências no uso das tecnologias. Na perspectiva adotada neste trabalho, essas experiências serão fundamentais para a aquisição do saber e a evolução dos campos: escuta, fala, pensamento e imaginação. A partir desse estudo pode-se concluir que é um desafio a apropriação da tecnologia dentro das escolas de educação infantil, apesar de ser um elemento comum de comunicação que faz parte do cotidiano das crianças, visto que a infância mudou radicalmente. Atualmente elas têm outro jeito de brincar e pensar, logo outra forma de ser. Tal abordagem propiciará que o aluno se torne protagonista no processo e se reconheça em sua própria produção, tornando este um trabalho inovador e atraente para o discente. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Linguagem digital e tecnologia da informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O uso das tecnologias de informação e comunicação em favor da educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
This item is licensed under a Creative Commons License