https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10662
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
josepaulodejesus.pdf | 467.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Letramento digital na sala de aula |
Autor(es): | Jesus, José Paulo de |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Rita de Cássia |
Co-orientador: | Brigatte, Ana Maria |
Membro da banca: | Romero, Sheila Rigante |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de desenvolver um Plano de Aula para ensinar o uso de novas tecnologias em sala de aula para os alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental e, assim, promover o letramento digital na escola. As aulas descritas neste Plano Didático propõem ensinar aos alunos a se prepararem para o uso consciente de recursos tecnológicos modernos e disponíveis em smartphones. E a atividade realizar-se-á por meio de sala de aula invertida, grupos de estudo, debates e estudos dirigidos. Serão promovidas reflexões sobre o uso de aplicativos de celulares e sobre as maneiras de esses aplicativos de celulares contribuírem para o engajamento de novas tecnologias em aulas de linguagens. Essa prática, também, conscientizará professores e estudantes acerca da importância de se empregar conscientemente recursos tecnológicos contemporâneos. Por conseguinte, a proposição desse trabalho entende a tecnologia como aliada de professores e de alunos, dentro e fora da escola. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Educação Metodologia Ensino Aprendizagem Tecnologia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10662 |
Data do documento: | 13-Abr-2019 |
Aparece nas coleções: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons