Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10654
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
jeffersonvieiraalves.pdf256.68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O estudo da historia no sexto ano do ensino fundamental: expectativas, apoio popular, resultados e trabalho docente
Author: Alves, Jefferson Vieira
First Advisor: Miranda, Sonia Regina
Resumo: Este trabalho de pesquisa e de intervenção pedagógica busca em sua gênese articular a comunidade escolar em interação com os moradores do bairro de localização geográfica da Escola Estadual Doutor Anis Fadul, Vila Cunha, Distrito de Palmeiras, Cidade de Suzano, na Grande São Paulo. Tem como objetivo máster a introdução ao estudo da História em uma turma de sexto ano do ensino fundamental. Pautada na ideia de ensino popular tal estudo vislumbra iniciar a reflexão histórica unindo conceitos tradicionais da disciplina com a vivencia social de cada estudante, levando ao educando acreditar e entender que ele é parte da história de seu território, independente de sua idade e posição social, para que aja tal reflexão será subsidiada por um trabalho de intervenção sócio pedagógica, que consiste em realizar pesquisas com moradores do bairro, resgatando as memorias coletivas e individuais que culminaram com a formação da região. Tornando a escola um elo de integração na comunidade além de indicar a importância da História local para o bom entendimento da ciência a ser estuda em toda a vida escolar dos jovens estudantes.
Abstract: This research and pedagogical intervention search on your Genesis articulate the school community in interaction with the residents of the geographical location of the Escola Estadual Doctor Anise Fadul, Wedge, Palm Village, city of Suzano, in greater São Paulo. Aims to master the introduction to the study of history in a class of sixth grade of elementary school. Based on the idea of popular education such a study can be seen starting the historical reflection uniting traditional concepts of discipline with the social experience of every student, leading to educating believe and understand that he is part of the history of your territory, regardless of your age and social position, for that Act such reflection will be subsidized for a pedagogical partner intervention, which is to conduct research with residents of the neighborhood, rescuing the collective and individual memories that culminated with the training in the region. Making the school a community integration link.
Keywords: Ensino de história
Memória social
Participação popular
History teaching
Social memory
Popular participation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10654
Issue Date: 8-Aug-2019
Appears in Collections:Especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons