Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10646
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
adrianamarciapradodearaujo.pdf207.35 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Repensando o lugar do educador na Educação de Jovens e Adultos - EJA
Autor(es): Araújo, Adriana Marcia Prado de
Orientador: Miranda, Sonia Regina
Resumo: O presente estudo apresenta uma reflexão sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede pública estadual de São Paulo, a escassez de políticas públicas para esta modalidade de ensino, a falta de material pedagógico de apoio ao professor, a improvisação do currículo escolar, bem como a inexistência de critérios para a atribuição das aulas de EJA. Além da somatória destas particularidades existe o constrangimento do estudante de EJA pelo seu atraso na vida acadêmica. A descrição e análise das atuais práticas pedagógicas para a Educação de Jovens e Adultos seguem os pressupostos teóricos de Paulo Freire e Henry Giroux.
Resumen : The present study shows a reflection about Young and Adult Education (EJA) in public schools of São Paulo, insufficient public policies for this type of education, lack of pedagogical material to support the teacher, improvised school curriculum, as well as lack of criteria for EJA class assignment. Besides the afore mentioned points, we also reflect upon the emotional drawback and embarrassment to EJA students due to their delay in academic life. The description and analysis of current pedagogical practices for Young and Adult Education follow the theoretical assumptions by Paulo Freire and Henry Giroux.
Palabras clave : Educação popular
Educação de Jovens e Adultos
Currículo da EJA
Public education
Young and Adult Education
EJA curriculum
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10646
Fecha de publicación : 3-ago-2019
Aparece en las colecciones: Especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons