https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10626
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
danterodriguesdossantos.pdf | 2.86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | A comunicação institucional do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora através da extensão universitária |
Autor(es): | Santos, Dante Rodrigues dos |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Roberto Perobelli de |
Membro da banca: | Paula, Frederico Braida Rodrigues de |
Membro da banca: | Grijó, Andréa Antolini |
Membro da banca: | Jácome, Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis |
Resumo: | A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O caso de gestão discute a importância da extensão universitária como elemento de divulgação do campus avançado de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). Inaugurada em 2012, a UFJF-GV ainda não possui uma sede própria adequada para o desenvolvimento das atividades acadêmicas e administrativas, e suas ações estão pulverizadas em imóveis situados em diferentes regiões do município de Governador Valadares. Tal realidade compromete o reconhecimento e a percepção da sociedade sobre a própria existência do campus e dificulta a resposta para uma simples pergunta: ―Onde fica a UFJF-GV‖? A partir da minha experiência profissional enquanto jornalista do setor de Comunicação, Cultura e Eventos (CCE) da UFJF-GV, foi possível identificar que, apesar desta realidade, a extensão universitária é extremamente atuante no campus. Porém, as inúmeras ações desenvolvidas não tiveram a devida divulgação. Fato que inviabiliza o reconhecimento destas e caracteriza o desperdício de oportunidades de divulgação da própria UFJF-GV. Como objetivos específicos, buscamos: descrever o cenário de extensão na UFJF-GV, identificar as principais dificuldades no processo de captação das informações e divulgação destas; analisar os gargalos que comprometem a divulgação das ações de extensão na UFJF-GV; examinar a estrutura do CCE, com o objetivo de esquematizar os dispositivos de divulgação existentes e as causas que inviabilizam uma política de divulgação mais consistente; e propor ações que contribuam para o melhor desempenho do CCE, e, como consequência, facilitem a comunicação e valorização das ações de extensão da UFJF-GV. Como resultado deste estudo, criamos alternativas para superar as barreiras que comprometem esta divulgação e propusemos um planejamento que promova a construção da identidade da instituição para o público interno e externo, por meio da valorização dos trabalhos de extensão. Esta pesquisa caracteriza-se como estudo de caso e, para coleta dos dados necessários, recorremos aos instrumentos de pesquisa diário de campo e entrevistas com coordenadores de ações de extensão do campus avançado e representantes do Comitê Gestor do Fórum Popular de Extensão de GV e do CCE mediante a utilização de roteiro semiestruturado. |
Abstract: | The present dissertation is developed within the scope of the Graduate Program in Management and Evaluation of Public Education (CAEd/UFJF). The management case studies the importance of extension university as an element of dissemination of the advanced campus of Governador Valadares of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF-GV). Inaugurated in 2012, UFJF-GV still does not have its own headquarters adequate for the development of academic and administrative activities, and its actions are pulverized in real estate located in different regions of the municipality. This reality compromises the recognition and perception of society about the very existence of the campus and makes it difficult to answer a simple question: "Where is the UFJF-GV?" Based on my professional experience as a journalist in the Communication, Culture and Events (CCE) sector of UFJF-GV, it was possible to identify that, despite this reality, extension university is extremely active on campus. However, the numerous actions developed were not properly publicized. This fact makes it impossible to recognize these and characterizes the wastage of opportunities of disclosure of the UFJF-GV itself. As specific objectives, we seek to: describe the extension scenario in the UFJF-GV, identify the main difficulties in the process of capturing information and disseminating it; analyze the bottlenecks that compromise the dissemination of extension actions in the UFJF-GV; examining the structure of the CCE, with the aim of outlining the existing disclosure mechanisms or the causes that make a more consistent disclosure policy unfeasible; and propose actions that contribute to the best performance of the CCE, and, as a consequence, facilitate the communication and valuation of the extension actions of the UFJF-GV. As a result of this study, we created alternatives to overcome the barriers that compromise this disclosure and proposed a plan that promotes the construction of the institution's identity for the internal and external public, through the valorization of extension work. This research is characterized as a case study and, in order to collect the necessary data, we used daily field research tools and interviews with coordinators of advanced campus extension actions and representatives of the Management Committee of the GV Extension People's Forum and the CCE through the use of semi-structured script. |
Palavras-chave: | Universidade Federal de Juiz de Fora Extensão universitária Comunicação pública Imagem institucional Federal University of Juiz de Fora Extension university Public communication Institutional image |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10626 |
Data do documento: | 23-Jul-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) PROQUALI - Teses |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons