Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10618
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lilianegoncalvesfernandesdelima.pdf3.93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um outro lado da história da formação docente: uma narrativa autobiográfica
Autor(es): Lima, Liliane Gonçalves Fernandes de
Primeiro Orientador: Carvalho, Fabrício da Silva Teixeira
Resumo: Esse trabalho se dedica a apresentar a relação das experiências vividas e suas ressifignicações com a constituição da identidade docente. Desta forma, o objetivo central desse trabalho se constituiu em apresentar uma narrativa do processo de construção de formação docente. Utilizou-se como orientação metodológica a narrativa (auto)biográfica. O narrar autobiográfico permite o conhecimento de si e do entendimento dado à realidade vivida, que tornam os sujeitos o que são, mas que ao mesmo tempo, permite novas construções de si. A partir das memórias reveladas, são também abrangidos aspectos teóricos e reflexivos, tanto nas ressifignicações destas quanto no âmbito da construção da identidade docente. A produção dessa narrativa indica que a formação docente se dá por um processo constante, a qual não se restringe aos meios formais. Essa formação é atravessada pelas relações, pelos contextos que o docente se insere, por seu passado escolar e social, pelos caminhos tomados ao longo de sua trajetória.
Abstract: -
Palavras-chave: -
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10618
Data do documento: 8-Jun-2019
Aparece nas coleções:Especialização Ensino de Artes Visuais



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons