https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10618
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
lilianegoncalvesfernandesdelima.pdf | 3.93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Um outro lado da história da formação docente: uma narrativa autobiográfica |
Autor(es): | Lima, Liliane Gonçalves Fernandes de |
Primeiro Orientador: | Carvalho, Fabrício da Silva Teixeira |
Resumo: | Esse trabalho se dedica a apresentar a relação das experiências vividas e suas ressifignicações com a constituição da identidade docente. Desta forma, o objetivo central desse trabalho se constituiu em apresentar uma narrativa do processo de construção de formação docente. Utilizou-se como orientação metodológica a narrativa (auto)biográfica. O narrar autobiográfico permite o conhecimento de si e do entendimento dado à realidade vivida, que tornam os sujeitos o que são, mas que ao mesmo tempo, permite novas construções de si. A partir das memórias reveladas, são também abrangidos aspectos teóricos e reflexivos, tanto nas ressifignicações destas quanto no âmbito da construção da identidade docente. A produção dessa narrativa indica que a formação docente se dá por um processo constante, a qual não se restringe aos meios formais. Essa formação é atravessada pelas relações, pelos contextos que o docente se insere, por seu passado escolar e social, pelos caminhos tomados ao longo de sua trajetória. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | - |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10618 |
Data do documento: | 8-Jun-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização Ensino de Artes Visuais |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons