Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10618
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
lilianegoncalvesfernandesdelima.pdf3.93 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Um outro lado da história da formação docente: uma narrativa autobiográfica
Autor(es): Lima, Liliane Gonçalves Fernandes de
Orientador: Carvalho, Fabrício da Silva Teixeira
Resumo: Esse trabalho se dedica a apresentar a relação das experiências vividas e suas ressifignicações com a constituição da identidade docente. Desta forma, o objetivo central desse trabalho se constituiu em apresentar uma narrativa do processo de construção de formação docente. Utilizou-se como orientação metodológica a narrativa (auto)biográfica. O narrar autobiográfico permite o conhecimento de si e do entendimento dado à realidade vivida, que tornam os sujeitos o que são, mas que ao mesmo tempo, permite novas construções de si. A partir das memórias reveladas, são também abrangidos aspectos teóricos e reflexivos, tanto nas ressifignicações destas quanto no âmbito da construção da identidade docente. A produção dessa narrativa indica que a formação docente se dá por um processo constante, a qual não se restringe aos meios formais. Essa formação é atravessada pelas relações, pelos contextos que o docente se insere, por seu passado escolar e social, pelos caminhos tomados ao longo de sua trajetória.
Resumen : -
Palabras clave : -
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10618
Fecha de publicación : 8-jun-2019
Aparece en las colecciones: Especialização Ensino de Artes Visuais



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons