https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10615
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
leandrogoncalvesderezende.pdf | 1.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Christofoletti, Rodrigo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.creator | Rezende, Leandro Gonçalves de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-30T11:05:49Z | - |
dc.date.available | 2019-08-26 | - |
dc.date.available | 2019-08-30T11:05:49Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10615 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Curso pretende pensar a questão patrimonial da cidade de Florestal, pequeno município da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a partir do levantamento dos patrimônios culturais locais. Para tanto, aplicou-se um projeto de intervenção pedagógica na Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende, a partir do qual foram trabalhados os conceitos de cultura, identidade, memória e pertencimento. Florestal, uma típica pequena cidade do interior do estado de Minas Gerais, é um espaço privilegiado, no qual expressões culturais e patrimoniais puderam ser construídas e compartilhadas por membros de uma sociedade, cujos suportes de memória são seus bens culturais, materiais e imateriais. O levantamento desses suportes buscou inserir os estudantes no contexto histórico que eles vivem, demarcando possibilidades sociais, legitimando os usos dos espaços públicos e as tradições locais, de modo a criar sentidos e sentimentos no seio comunitário. Assim, através da educação patrimonial, possibilitaram-se meios para que a população de Florestal se reconhecesse em seu patrimônio, fomentando as discussões sobre a preservação e evitando a destruição de referenciais da história da comunidade local, na medida em que ela se encontra e se (re)significa nos seus bens patrimoniais. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICH – Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Florestal/MG | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio | pt_BR |
dc.subject | Educação patrimonial | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.title | Educação patrimonial e formação cidadã: identidade, memória e pertencimento a partir do levantamento dos patrimônios culturais de Florestal/MG. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo |
This item is licensed under a Creative Commons License