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dc.contributor.advisor1Egas, Olga Maria Botelho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Leandro de Souza-
dc.creatorFerreira, Mariana Aparecida Schiavon-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-27T14:08:20Z-
dc.date.available2019-08-20-
dc.date.available2019-08-27T14:08:20Z-
dc.date.issued2019-05-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10597-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoA inserção do Ensino da Arte no currículo escolar ocorreu apenas em 1971 através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 5.692/71. Apesar da Arte ter se tornada obrigatória nas Escolas, muitos problemas contribuíram para a incompreensão da disciplina, como foi o caso de alguns professores sem formação adequada que insistindo em lecionar acabaram tornando o ensino ineficiente. Considerando a história do Ensino de Arte no Brasil, a presente pesquisa visa refletir sobre o perfil e a atuação do professor de Arte sem formação específica na educação básica através de um estudo na Escola Municipal Professor Antônio Araújo de Andrade em Ubá/MG. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário semiestruturado para cinco professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que ministram a disciplina de Artes Visuais buscando entender quais são as tensões, dilemas e desafios na atuação destes profissionais em sala de aula, quais as suas formações, como se preparam para as aulas de Arte, se conhecem os documentos legais que amparam o ensino desta disciplina, como tratam a Arte dentro do currículo escolar, o que fazem para tornar o Ensino de Artes Visuais significativo, quais as dificuldades encontradas na regência desta disciplina, e, como percebem a importância do Ensino de Arte para a formação dos alunos. Ao final, são feitas pontuações sobre a realidade educacional buscando evidenciar a necessidade de se ter professores com formação específica para lecionar a disciplina, além de possíveis sugestões para aperfeiçoar a qualidade e tornar significativo o Ensino de Arte Visuais ofertado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de artept_BR
dc.subjectFormação docente específicapt_BR
dc.subjectPerfil do professor de artept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA docência no ensino de artes visuais sem formação específica: tensões, dilemas e desafios para a educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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