https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10597
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
marianaaparecidaschiavonferreira.pdf | 570.14 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Egas, Olga Maria Botelho | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Silva, Leandro de Souza | - |
dc.creator | Ferreira, Mariana Aparecida Schiavon | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-27T14:08:20Z | - |
dc.date.available | 2019-08-20 | - |
dc.date.available | 2019-08-27T14:08:20Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10597 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | A inserção do Ensino da Arte no currículo escolar ocorreu apenas em 1971 através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 5.692/71. Apesar da Arte ter se tornada obrigatória nas Escolas, muitos problemas contribuíram para a incompreensão da disciplina, como foi o caso de alguns professores sem formação adequada que insistindo em lecionar acabaram tornando o ensino ineficiente. Considerando a história do Ensino de Arte no Brasil, a presente pesquisa visa refletir sobre o perfil e a atuação do professor de Arte sem formação específica na educação básica através de um estudo na Escola Municipal Professor Antônio Araújo de Andrade em Ubá/MG. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário semiestruturado para cinco professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que ministram a disciplina de Artes Visuais buscando entender quais são as tensões, dilemas e desafios na atuação destes profissionais em sala de aula, quais as suas formações, como se preparam para as aulas de Arte, se conhecem os documentos legais que amparam o ensino desta disciplina, como tratam a Arte dentro do currículo escolar, o que fazem para tornar o Ensino de Artes Visuais significativo, quais as dificuldades encontradas na regência desta disciplina, e, como percebem a importância do Ensino de Arte para a formação dos alunos. Ao final, são feitas pontuações sobre a realidade educacional buscando evidenciar a necessidade de se ter professores com formação específica para lecionar a disciplina, além de possíveis sugestões para aperfeiçoar a qualidade e tornar significativo o Ensino de Arte Visuais ofertado. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de arte | pt_BR |
dc.subject | Formação docente específica | pt_BR |
dc.subject | Perfil do professor de arte | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A docência no ensino de artes visuais sem formação específica: tensões, dilemas e desafios para a educação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização Ensino de Artes Visuais |
This item is licensed under a Creative Commons License