https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10597
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
marianaaparecidaschiavonferreira.pdf | 570.14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A docência no ensino de artes visuais sem formação específica: tensões, dilemas e desafios para a educação |
Autor(es): | Ferreira, Mariana Aparecida Schiavon |
Primeiro Orientador: | Egas, Olga Maria Botelho |
Co-orientador: | Silva, Leandro de Souza |
Resumo: | A inserção do Ensino da Arte no currículo escolar ocorreu apenas em 1971 através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 5.692/71. Apesar da Arte ter se tornada obrigatória nas Escolas, muitos problemas contribuíram para a incompreensão da disciplina, como foi o caso de alguns professores sem formação adequada que insistindo em lecionar acabaram tornando o ensino ineficiente. Considerando a história do Ensino de Arte no Brasil, a presente pesquisa visa refletir sobre o perfil e a atuação do professor de Arte sem formação específica na educação básica através de um estudo na Escola Municipal Professor Antônio Araújo de Andrade em Ubá/MG. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário semiestruturado para cinco professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que ministram a disciplina de Artes Visuais buscando entender quais são as tensões, dilemas e desafios na atuação destes profissionais em sala de aula, quais as suas formações, como se preparam para as aulas de Arte, se conhecem os documentos legais que amparam o ensino desta disciplina, como tratam a Arte dentro do currículo escolar, o que fazem para tornar o Ensino de Artes Visuais significativo, quais as dificuldades encontradas na regência desta disciplina, e, como percebem a importância do Ensino de Arte para a formação dos alunos. Ao final, são feitas pontuações sobre a realidade educacional buscando evidenciar a necessidade de se ter professores com formação específica para lecionar a disciplina, além de possíveis sugestões para aperfeiçoar a qualidade e tornar significativo o Ensino de Arte Visuais ofertado. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Ensino de arte Formação docente específica Perfil do professor de arte |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10597 |
Data do documento: | 30-Mai-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização Ensino de Artes Visuais |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons