Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10596
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
rafaelasantosdelimapalmas.pdf583.7 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Mulher, artista, negra: releitura da obra de Rosana Paulino
Autor(es): Palma, Rafaela Santos de Lima
Orientador: Caetano, Renata Oliveira
Resumo: O presente trabalho de Conclusão de Curso tem como intuito desdobrar algumas obras de uma artista negra brasileira para a sala de aula por meio do uso da releitura. Faz-se necessário compreendermos os desafios que as mesmas encontram para incluir-se no seio da sociedade artística, sendo muitas vezes dominado em razão de gênero, alvo de desvalorização, violência e preconceito. Como a arte pode contribuir para fazer repensar as opressões e explorações vividas por essas mulheres? A partir dessa reflexão, apresenta-se o relato de um projeto desenvolvido com os alunos do Ensino Médio, no ano de 2019, em São Lourenço. A proposta era trabalhar leituras e releituras das obras da artista Rosana Paulino. A análise de tal atividade aponta que durante o processo de reconstrução das imagens, as preferências, os conhecimentos prévios e particulares dos alunos influenciaram na percepção e análise visual.
Resumen : The present work of Conclusion of Course is intended to unfold the work of a black Brazilian artist to the classroom through re-reading. It is necessary to understand the challenges they face in order to be included in the artistic society, being often dominated by gender, a target of devaluation, violence and prejudice. How can art contribute to rethinking the oppressions and exploitations experienced by these women? From this reflection, the report of a project developed with the students of the Secondary School, in the year of 2019, in São Lourenço. The proposal was to work readings and re-readings of the works of the artist Rosana Paulino. The analysis of such activity indicates that, during the process of reconstruction of the images, students' preferences, previous and particular knowledge influenced perception and visual analysis.
Palabras clave : Mulheres negras
Arte como intervenção
Rosana Paulino
Releitura
Black women
Art as an intervention
Rosana Paulino
Rereading
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10596
Fecha de publicación : 30-may-2019
Aparece en las colecciones: Especialização Ensino de Artes Visuais



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons