Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10588
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
leticiateixeiradasilva.pdf554.72 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Olhar para ver, fazer para sentir: reflexões sobre arte-educação no cotidiano da educação infantil
Autor(es): Silva, Letícia Teixeira da
Orientador: Egas, Olga Maria Botelho
Resumo: Este artigo apresenta um relato de experiência acerca de uma proposição artística pensada e aplicada na educação infantil de uma escola pública, municipalizada, na cidade de Itaocara, Estado do Rio de Janeiro a partir do questionamento de um dos alunos. Evidenciaremos a Arte enquanto experiência limite e aprendizagem inventiva, em busca de práticas exploratórias criativas a partir de um relato de experiência, mas não nos restringiremos à isso. A proposta é abrir os ouvidos aos questionamentos das crianças pequenas, e, a partir das narrativas, construir proposições significativas que lhes permitam vivenciar a arte expressiva caracterizada por externalizar as linguagens das sensações (arte). O objetivo se debruça acerca das possibilidades artísticas do cotidiano escolar da criança pequena acendendo reflexões sobre práticas pedagógicas tradicionais e as possíveis transformações na práxis de um educador-pesquisador-artista.
Resumen : -
Palabras clave : Arte-educação
Formação docente
Educação infantil
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10588
Fecha de publicación : 30-may-2019
Aparece en las colecciones: Especialização Ensino de Artes Visuais



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons