https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10575| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| flaviomedeirosdasilva.pdf | 680.44 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir  | 
| Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Título : | Os jogos virtuais como recurso pedagógico no processo de alfabetização | 
| Autor(es): | Silva, Flávio Medeiros da | 
| Orientador: | Teixeira, Beatriz de Basto | 
| Miembros Examinadores: | Silva, Joyce Keli do Nascimento | 
| Resumo: | Este trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Básica é composto pelo memorial, relato das atividades desenvolvidas durante as disciplinas do curso e de projeto didático. O projeto didático foi desenvolvido em escola pública municipal de ensino fundamental, com os alunos do 2º ano, utilizando como recurso o computador com acesso à internet e objetos de aprendizagens como jogos virtuais, tendo como foco explorar atividades desafiadoras que desenvolve o processo de alfabetização dos alunos. O objetivo do trabalho consistiu em produzir pesquisa a respeito das potencialidades dos jogos virtuais na prática alfabetizadora, buscando dinamizar e inovar em relação ao trabalho educativo. Além disso, o trabalho pautou-se no desenvolvimento prático de projeto didático com atividades de alfabetização que explora as novas tecnologias, como o computador e os jogos virtuais. Os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto didático foram significativos, pois inovou e dinamizou a prática docente, despertou a curiosidade e o interesse dos alunos, favoreceu o protagonismo e proatividade dos educandos, contribuindo para a reflexão sobre a escrita e a leitura, como a aquisição do sistema alfabético. A turma interagiu mais nas atividades propostas, utilizando as novas tecnologias como recurso de aprendizagem, juntamente com a mediação fundamental do professor. A aplicação desse projeto didático, baseado nos estudos realizados no curso, contribuíram para melhorar a aprendizagem da referida turma, permitindo o avanço dos alunos na apropriação do sistema alfabético. | 
| Resumen : | - | 
| Palabras clave : | Jogo virtual Alfabetização Aprendizagem  | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | 
| Sigla de la Instituición: | UFJF | 
| Departamento: | Faculdade de Educação | 
| Clase de Acesso: | Acesso Aberto | 
| URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10575 | 
| Fecha de publicación : | 15-dic-2018 | 
| Aparece en las colecciones: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico | 
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
		
					