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dc.contributor.advisor1Teixeira, Beatriz de Basto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707321Y6pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Joyce Keli do Nascimento-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4221564A5pt_BR
dc.creatorSilva, Flávio Medeiros da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-26T18:11:37Z-
dc.date.available2019-05-22-
dc.date.available2019-08-26T18:11:37Z-
dc.date.issued2018-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10575-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Básica é composto pelo memorial, relato das atividades desenvolvidas durante as disciplinas do curso e de projeto didático. O projeto didático foi desenvolvido em escola pública municipal de ensino fundamental, com os alunos do 2º ano, utilizando como recurso o computador com acesso à internet e objetos de aprendizagens como jogos virtuais, tendo como foco explorar atividades desafiadoras que desenvolve o processo de alfabetização dos alunos. O objetivo do trabalho consistiu em produzir pesquisa a respeito das potencialidades dos jogos virtuais na prática alfabetizadora, buscando dinamizar e inovar em relação ao trabalho educativo. Além disso, o trabalho pautou-se no desenvolvimento prático de projeto didático com atividades de alfabetização que explora as novas tecnologias, como o computador e os jogos virtuais. Os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto didático foram significativos, pois inovou e dinamizou a prática docente, despertou a curiosidade e o interesse dos alunos, favoreceu o protagonismo e proatividade dos educandos, contribuindo para a reflexão sobre a escrita e a leitura, como a aquisição do sistema alfabético. A turma interagiu mais nas atividades propostas, utilizando as novas tecnologias como recurso de aprendizagem, juntamente com a mediação fundamental do professor. A aplicação desse projeto didático, baseado nos estudos realizados no curso, contribuíram para melhorar a aprendizagem da referida turma, permitindo o avanço dos alunos na apropriação do sistema alfabético.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogo virtualpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleOs jogos virtuais como recurso pedagógico no processo de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



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