https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10573
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
esteladasilvaleonardo.pdf | 1.49 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Teixeira, Beatriz de Basto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707321Y6 | pt_BR |
dc.creator | Leonardo, Estela da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4050791E2 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-26T18:10:22Z | - |
dc.date.available | 2019-05-22 | - |
dc.date.available | 2019-08-26T18:10:22Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10573 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Básica é composto pelo memorial, relato das atividades desenvolvidas durante as disciplinas do curso e de projeto didático desenvolvido pelo(a) candidato(a) ao título de especialista Estela da Silva Leonardo. O projeto didático foi desenvolvido em uma escola estadual do município de Ponte Nova (MG). Tal escola é local de trabalho da cursista, que atua como professora de Língua Portuguesa para as turmas do Ensino Médio. O nível médio na instituição conta com cerca de 80 alunos. A prática didática contemplada neste trabalho é a produção de Memes literários com a turma do terceiro ano do Ensino Médio da escola supracitada, tendo utilizado como recursos o computador, datashow, a rede social Facebook e material de apoio sobre o conteúdo literário trabalho no período. Os resultados obtidos com o desenvolvimento do projeto didático apontam para o uso das redes e mídias sociais como instrumentos de ensino da Literatura. Por fim, percebeu-se que houve uma resposta positiva dos alunos durante a produção dos memes, o que comprova que os alunos podem ser incentivados no desenvolvimento de atividades que suscitem sua participação ativa, que permitam a exploração de habilidades que eles já possuem e possibilitem a construção coletiva de saberes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Memes | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Tecnologia no ensino de literatura: novas perspectivas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.